Glicólise

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO
Todas as células para gerar o seu metabolismo precisam de energia. Há células em que o consumo energético é moderado como o caso das células, no entanto, células como os glóbulos vermelhos, por não possuírem mitocôndrias, apresentam necessidades energéticas elevadas.

A energia é necessária e é nos alimentos que ela se encontra. Cabe-nos a nós, seres heterotróficos obtê-la.A glicólise funciona assim como o primeiro e principal processo de degradação de glicose, uma molécula potencialmente energética.




2. VIA GLICOLÍTICA OU GLICÓLISE

Glycolysis tem sua origem do grego em que gluk = Doce + Lysis = dissolução. Atualmente podemos definir a Glicólise como a sequência de reações que converte a glicose em piruvato, havendo a produção de Energia sob aforma de ATP. A glicólise ocorre no citoplasma das células. Conforme figura 1.

[pic]

FIGURA 1.

3. IMPORTÂNCIA DA GLICÓLISE

Principais Razões:

- Principal meio de degradação da glicolise;

- Obtenção de energia em condições anaeróbias;

- Permite a degradação da frutose e da galactose;

Outras Razões:

- Os tecidos têm necessidade de transformar a energiacontida na glicose em ATP;

- A glicólise é fundamental para a produção de Acetil-CoA;

- A glicólise foi um dos primeiros sintomas enzimáticos a ser esclarecido, contribuindo o seu estudo para a melhor compreensão dos processos enzimáticos e de metabolismo intermediário.

4. ETAPAS DA GLICÓLISE

A glicólise acontece por meio de uma sequência enzimática com 11 reações, separadasem duas fases:

A primeira fase vai até a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato caracteriza-se como uma fase de gasto energético de 2 ATPs nas duas fosforilações que ocorrem nesta fase, ficando claro na figura 2. A glucose é uma molécula quimicamente inerte, assim para se iniciar a sua degradação é necessário que seja ativada. Depois de entrar na célula a glucose éfosforilada pela hexoquinase produzindo glucose-6-P pela transferência do Fosfato Terminal do ATP para o grupo Hidroxila da Glucose.

É uma reação Exergônica e irreversível e ainda, permite a entrada da glicose no metabolismo intracelular dado que glucose-6-P não é transportado através da membrana plasmática.

[pic]

FIGURA 2

A frutose 1,6-Bifosfato é dividida pela aldolase em duastrioses fosfatadas ficando cada uma com um fosfato. As duas trioses são: Gliceraldeído 3-fosfato e a Dihidroxicetona Fosfato, conforme a figura 3.

[pic]

FIGURA 3

A segunda fase caracteriza-se pela produção energética de 4 ATPs em reações oxidativas enzimáticas que são independentes de oxigênio, utilizando o NADH como transportador de hidrogênios da reação de desidrogenação queocorre, conforme mostra a figura 4. O rendimento energético líquido final do metabolismo anaeróbio da glicose, portanto é de somente 2ATPs. O gliceraldeído 3-P é convertido num composto intermédio potencialmente energético e o NADH intervirá na formação de ATP. A última reação é catalisada pela Piruvato Quinase e é uma reação exergônica irreversível.

[pic]

FIGURA 4



É importanteobservar que, sendo oxidado o piruvato, o NADH (produzido na glicólise) que seria utilizado para sua redução, é poupado o que possibilita que os elétrons por ele transportado, possam penetrar na mitocôndria e convertidos em ATP, em última análise, na cadeia respiratória.

Equação geral da glicólise: Glicose + 2ATP + 4ADP + 2Pi + 2NADH+ → 2 Piruvato + 2ADP + 4ATP + 2NADH + 2H+ + 2H2O

Emcondições aeróbicas, o piruvato não é reduzido, e sim oxidado a acetato, esse processo ocorre nas mitocôndrias. Entra no ciclo do acido cítrico (TCA), e a cada piruvato oxidado há liberação de uma molécula de CO2. O NADH que foi formado na glicólise reoxida em NAD+, indo para a cadeia respiratória, uma vez que já esta na mitocôndria.

Em condições anaeróbicas, formação de duas moléculas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glicolise
  • Glicólise
  • Glicólise
  • Glicólise
  • GLICÓLISE
  • Glicólise
  • glicolise
  • Glicólise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!