Glicídios, lipídio e proteínasão

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Biologia

Madre Iva Bezerra de Araújo
Aluno: Cristiano Ribeiro
Glicídios, Lipídio e Proteínas
Este trabalho tem por objetivo estudar e conhecer as estruturas dos lipídios nos quais juntamente com as proteínas e carboidratos são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. São definidos por um conjunto de substâncias químicas que,ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.
Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Água e sua importância
O presente estudo se presta a demonstrar aimportância da água, sua escassez, os problemas causados com sua falta e, principalmente, demonstrar meios capazes de desacelerar esse processo. É nesse sentido que surge a cobrança pela utilização da água como meio eficaz de proteção da mesma. Verificaremos ao longo do estudo qual é meio de cobrança adequado e qual é o mais hábil a atingir seus objetivos.

Glicídios/Lipídios/Proteínas/Água e SuaImportância
Glicídios, Lipídios e Proteínas
Os glicídios, são os grandes fornecedores imediatos de energia para os seres vivos. Proteínas é o componente orgânico presente em maior percentual no organismo. Os Lipídios são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, como o óleo, e a gordura.
Glicídios ou Carboidratos
São substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese e servem como combustívelpara produção de energia para os processos vitais. São classificados de acordo com o número de cadeias carbônicas presentes na sua molécula.
a) Monossacarídeos: São carboidratos simples, que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn(H2O)n, onde n varia, geralmente, de 3 a 7. As pentoses e as hexoses são os monossacarídeos mais importantes e mais comuns nos seres vivos.
• Pentoses:
- Ribose:Matéria-prima necessária à produção de ácido ribonucléico (RNA).
- Desoxirribose: Matéria-prima necessária à produção de ácido desoxirribonucleico (DNA).
• Hexoses:
- Glicose: A molécula mais usada pelas células na obtenção de energia. Fabricada pelas partes verdes dos vegetais, na fotossíntese, é abundante em vegetais, no sangue e no mel.
- Frutose: Desempenha papel fundamentalmente energético.
-Galactose: Um dos monossacarídeos componentes da lactose do leite; também tem papel energético.
b) Oligossacarídeos: São carboidratos formados pela junção de dois à dez moléculas de monossacarídeos, que se separam po hidrólise (quebra pela água). Os mais importantes oligossacarídeos para os seres vivos são os dissacarídeos, formados por dois monossacarídeos.
- Sacarose: Glicose + frutose. Emmuitos vegetais. Abundante na cana e na beterrada.
- Lactose: Glicose + galactose. Encontrada no leite.
- Maltose: Glicose + glicose. Encontrada em alguns vegetais; provém da digestão do amido.
c) Polissacarídeos: Os polissacarídeos são moléculas bastantes grandes, formadas pela junção de muitos monossacarídeos. Têm fórmula geral igual a (C6H10O5)n.
- Quitina: Constituindo do exoesqueleto dosartrópodes e da parede celular dos fungos. Tem função estrutural.
- Amido: Encontrado em raízes, caules e folhas. O excesso de glicose produzido na fotossíntese é armazenado na forma de amido. Tem função energética.
- Celulose: Componente esquelético da parede celular das células vegetais. É o carboidrato mais abundante na natureza. Função: reforço mecânico.
- Glicogênio: Encontrado no fígado enos músculos. Constitui a reserva energética dos animais.
Lipídios ou Gorduras
São compostos constituídos por ácidos carboxílicos (ácidos graxos) e álcool lipídico (produzidos pela combinação de ácidos graxos + álcool). São classificados de acordo com a estrutura da molécula.
a) Lipídios simples: São formados apenas por ácidos graxos e álcool.
- Óleos e gorduras (glicerídeos): Reserva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glicidios e lipidios
  • Glicídios e Lipídios
  • Glicídios e Lipídios
  • Glicidios e Lipidios
  • Glicidios e Lipidios
  • lipidios e glicidios
  • Glicídios E Lipídios
  • Glicídios, lipídios, aminoácidos e proteinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!