Glicídios, lipídio e proteínasão

1997 palavras 8 páginas
Biologia

Madre Iva Bezerra de Araújo
Aluno: Cristiano Ribeiro
Glicídios, Lipídio e Proteínas
Este trabalho tem por objetivo estudar e conhecer as estruturas dos lipídios nos quais juntamente com as proteínas e carboidratos são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. São definidos por um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.
Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Água e sua importância
O presente estudo se presta a demonstrar a importância da água, sua escassez, os problemas causados com sua falta e, principalmente, demonstrar meios capazes de desacelerar esse processo. É nesse sentido que surge a cobrança pela utilização da água como meio eficaz de proteção da mesma. Verificaremos ao longo do estudo qual é meio de cobrança adequado e qual é o mais hábil a atingir seus objetivos.

Glicídios/Lipídios/Proteínas/Água e Sua Importância
Glicídios, Lipídios e Proteínas
Os glicídios, são os grandes fornecedores imediatos de energia para os seres vivos. Proteínas é o componente orgânico presente em maior percentual no organismo. Os Lipídios são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, como o óleo, e a gordura.
Glicídios ou Carboidratos
São substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese e servem como combustível para produção de energia para os processos vitais. São classificados de acordo com o número de cadeias carbônicas presentes na sua molécula.
a) Monossacarídeos: São carboidratos simples, que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn(H2O)n, onde n varia, geralmente, de 3 a 7. As pentoses e as hexoses são os monossacarídeos mais importantes e mais comuns nos seres vivos.
• Pentoses:
- Ribose:

Relacionados