GLCJ

483 palavras 2 páginas
Calorimetria estuda as mudanças que a absorção ou liberação de calor provoca. Seja para variação de temperatura (calor sensível), seja para mudança de fase (calor latente). Esta quantidade de calor é diretamente proporcional ao produto à massa, ao calor específico e à variação de temperatura que um corpo (ou substância) sofre. Isso resulta em um equação (conhecida como equação fundamental da calorimetria) -> Q = m.c.dT onde m = massa (em g) c = calor específico (em cal/g.ºC) dT = variação de temperatura (temperatura final - temperatura inicial)

Na mudança de fase, a quantidade de calor é diretamente proporcional à massa e ao calor latente (
-> Q = m.Cl), em determinada temperatura, que já é convencionada.

Calorimetria é a área da física que estuda o calor. A transferência de calor entre dois ou mais corpos pode ocorrer de três formas:

Condução: geralmente ocorre em materiais sólidos. O calor se propaga por condução ao longo de um corpo por meio da agitação dos átomos e moléculas que o compõem, sem que haja transporte dessas partículas.Convecção: é um processo em que a energia térmica (calor) é propagada mediante o transporte de matéria, ocorrendo, portanto, deslocamento de partículas. Assim, acontecem em líquidos e gases.

Irradiação: Ao contrário da condução e da convecção térmicas, a irradiação não necessita de um meio material para ocorrer. É a única forma de transferência de calor que acontece no vácuo.

Capacidade Térmica: é uma grandeza física que define a variação térmica de um corpo ao receber certa quantidade de calor. Quanto mais elevada for a capacidade térmica de um corpo, maior será a quantidade de calor que ele precisa receber para que sua temperatura se eleve. A capacidade térmica (C) de um corpo é calculada assim: C= ΔQ/ΔT, onde ΔQé a quantidade de calor fornecida ou recebida e ΔT, a variação de temperatura.

Calor específico: é a capacidade térmica por unidade de massa, ou seja, cada material tem seu

Relacionados

  • 10 passos segurança do paciente
    109639 palavras | 439 páginas