Glauber rocha - a sua influência no cinema novo brasileiro

Páginas: 10 (2308 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2012
Introdução

Este paper foca a importância de Glauber Rocha no cinema novo brasileiro.
Destaca-se a forma como Glauber quis inovar o cinema brasileiro através de novas técnicas e estéticas, sabendo que o seu contributo foi com filmes que agora são obras primas no cinema.
São objecto de análise dois filmes de Glauber, a saber: “Deus e o Diabo na Terra do Sol “ e “Terra em Transe, cujointeresse reside no seu lado pragmático e “cruel” na forma como mostrou a realidade nua e crua do Brasil, ainda que na época tenham sido censurados e muito criticados nacionalmente; no entanto foram premiados na Europa e ainda são muito aplaudidos pois a sua obra complexa e provocadora ainda inquieta muitos cinéfilos e críticos.
É feita ainda uma abordagem comparativa com “Rio 40 Graus”, filme que marcao inicio desta nova corrente mais realista, mais económica e independente.


O Cinema Novo

Um dos mais notáveis movimentos do cinema mundial, contra as técnicas de filmagem e o monopólio da industria americana, ocorreu no Brasil, denominando-se Cinema Novo, movimento do cinema brasileiro que ocorreu entre 1955 e 1971.
Estávamos numa época em que o cinema brasileiro era uma espécie deparódia americana, denominada de Chanchada: tratavam-se de filmes comerciais mas que nada traziam de novo, destinando-se para as massas, consistindo maioritariamente em entretenimento. No entanto, eram os filmes americanos que esgotavam as salas, enquanto o pouco cinema brasileiro que havia era uma reprodução dos filmes dos Estados Unidos.
Estávamos numa fase em que os cineastas produziam/realizavam filmes por questões monetárias, não evidenciando qualquel preocupação com o valor cultural ou estético daqueles. Podemos afirmar que poderia tratar-se apenas de uma tentativa de lucrar com o cinema brasileiro, já que o cinema norte americano monopolizava tudo. Assim, os cineastas brasileiros limitavam-se a reproduzir filmes americanos, sem mostrarem originalidade e criatividade na concepçãocinematográfica.
O studio system americano começava a cair gradualmente pelos fins dos anos 50, fazendo com que a Chanchada acabasse gradualmente e se transferisse para a televisão, o que, coincidentemente, deu origem a uma nova vanguarda, o Cinema Novo. Estes dois estilos lutaram pela sua sobrevivência, mas enquanto a Chanchada chegava às massas, o Cinema Novo não agradava a este tipo de público,que era constituído por pessoas maioritariamente urbanas. Estas incomodavam-se enquanto assistiam a esse género de filmes, que revelavam uma face mais negra e obscura do país. Outro obstáculo, refere-se ao facto da grande maioria da população brasileira estarem inserida em contexto rural ou em favelas, não tendo, por esse facto, oportunidade e possibilidade de usufruir do cinema.
O Cinema Novosofreu uma influência direta do congénere italiano Neo-realismo (pelos seus temas e formas de produção) e da Nouvelle Vague francesa (pelas suas rupturas de linguagem). No fim dos anos 50, um conjunto de jovens de diferentes origens e formações académicas, propuseram uma nova forma de se fazer cinema no Brasil. Pretendiam que fosse um cinema das ruas, que fosse ao encontro da sociedade brasileira,renovando as questões estéticas e cuturais do Brasil. Achavam que cinema de estúdios estava ultrapassado, propondo a ideia de um cinema novo e realista. Grupos de jovens intelectuais e com ideias semelhantes vão-se formando, essencialmente na Bahia, num ambiente de crescimento cultural.
Assim, esta nova vanguarda caracterizou-se por mostrar a realidade das terras inóspitas do Brasil, reflectindosobre aquilo que poderia ser alterado, de forma a que se pudessem prevenir situações de pobreza e violência, ou seja, a condição social, politica e económica do Brasil. O Cinema Novo, pretendia inovar, recorrendo à verdade e sinceridade do que realmente estava a acontecer nos subúrbios das grandes cidades, evitando um cinema de “fachada” que não mostrava a vida tal como ela era; o cinema novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinema Brasileiro
  • A construção do herói brasileiro em glauber rocha
  • O Cinema Novo Brasileiro
  • Influência das vanguardas europeias no cinema BRASILEIRO
  • glauber rocha
  • Glauber rocha
  • Glauber Rocha
  • A Influência do Populismo no Rádio Brasileiro durante o Estado Novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!