Glandulas exócrinas

Páginas: 3 (601 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. As glândulas exócrinas eliminam suas secreções para fora do corpo, como é o caso das glânduas sudoríparas, sebáceas e mamárias.
Já as glândulas endócrinas eliminam suas secreções na correntesanguínea, como a hipófise.
Também existem as glândulas mistas, como os testículos e o pâncreas, que eliminam tanto para fora quanto para dentro da corrente sanguínea.

2. A Adeno-hipófise é formadapor três subdivisões ou partes:
Par distalis ou lobo anterior: é a parte principal da glândula
Pars tuberalis: envolve o infundíbulo .Não se pode deixar de evidenciar que, juntas, estas partesformam o pedículo da glândula.
Pars intermédia ou lobo intermediário: é rudimentar no adulto, e separa a pars distalis da neuro-hipófise.
A neuro-hipófise compõem-se de duas partes: a pars nervosa oulobo posterior e o infundíbulo. O infundíbulo é formado por duas estruturas: eminência média, uma extensão do hipotálamo em forma de funil, e o processo infundibular. Do ponto de vistafisiológico, a hipófise anterior também conhecida como adeno-hipófise secreta mais de seis hormônios peptídicos importantes: Tireotropina, Corticotropina, FSH, LH, Prolactina: produção de leite e desenvolvimentoda glândula mamária, GH
3. As glândulas suprarrenais ou adrenais, que têm um comprimento de cerca de 5 centímetros, estão localizadas na cavidade abdominal, anterosuperiormente aos rins.Encontram-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias suprarrenais.
Cada glândula é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem aferências moduladoras do sistemanervoso.
Córtex - Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Tem origem embrionária na mesoderme. Subdivide-se em três regiões, devido àdiferença de aspecto histológico:
a. Zona glomerulosa, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos.
b. Zona fasciculada, de localização intermédia. As células...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • glandulas exocrinas
  • Glândula endócrina e glândula exócrina
  • GLÂNDULAS EXÓCRINAS, ENDÓCRINAS E SISTEMA ENDÓCRINO
  • quais sao os criterios utilizados para classificar as glandulas exocrinas
  • Glândulas
  • Glandulas
  • Glândulas
  • Glandulas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!