Glória Maria Biografia

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015


LARISSA DAYANE AMARAL RIBEIRO





Biografia













Sertãozinho, 07 de novembro de 2014
A vida de Glória Maria




Nasceu no dia 15 de agosto de 1949 dia de Nossa Senhora da Glória, daí o nome Glória Maria Matta da Silva, na cidade de Inhambuque (BA), mas afirma ser uma legitima carioca, ligada com à Bahia de seus tataravós e das duas meninas baianas, Maria e Laura, que adotou em junhode 2009. Uma jornalista, repórter e apresentadora brasileira de TV. Filha de um alfaiate e de uma dona de casa, Glória Maria não teve as mesmas facilidades que outras personalidades tiveram para se tornar conhecida na televisão. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta.
Glória Maria, a primeira repórter negra da TV brasileira, é uma das apresentadoras maisconhecidas do Brasil. Após se aventurar por todo tipo de terreno, com grandes reportagens ao redor do mundo e ter passado uma década na à frente do “Fantástico”, entrou em período sabático de dois anos e voltou-se à vida pessoal. Adotou duas meninas e retornou à Globo para ser repórter especial do “Globo Repórter”.
Foi formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio deJaneiro (PUC-RJ), Glória começou a trabalhar na área durante os anos 70, durante o Governo Médici. Glória já passou pelas apresentações de vários programas jornalísticos da Globo como RJTV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico – o qual apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.
Glória tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos que fez – como uma viagempelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo desde Israel até o Egito, dentre outras. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982. Por ter viajado para mais de cento e vinte países ao longo da carreira, Glória possui já mais de dez passaportes preenchidos. Glória também já entrevistou várias pessoas famosas; dentre essas estão Freddie Mercury, Michael Jackson e Madonna.
Glóriaaos 16 anos, começou a trabalhar, como telefonista da Companhia Telefônica Brasileira, enquanto completava os estudos. O salário de telefonista financiava o sonho de uma futura carreira como jornalista.
- Como me esforçava muito, acabei sendo contratada pela Globo, depois de trabalhar um ano de graça, e aí larguei o outro emprego - conta a apresentadora.
Na vida pessoal, Glória Maria gosta deestudar Cabala e tem na música e dança outra de suas paixões. Discreta, já teve relacionamentos com vários estrangeiros: namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin de (1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Sternamark.
Em outubro de 2003, Glória Maria contou a revista Queem que, cinco anos antes, se casara em segredo, em umacerimônia reservada. Apesar de ter desmentidos boatos de que sempre foi solteira, ela não revelou quem era o parceiro, me, se continuava junto com ele.
Com mais de 40 anos de profissão, e sempre no mesmo veículo, a jornalista é uma referência do telejornalismo brasileiro.
Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e foi decidido então que Glória seria repórterespecial do programa Globo Repórter, o qual até hoje integra e o qual algumas vezes co-apresenta ao lado de Sérgio Chapelin.

Recebeu em março de 2013 o troféu mulher IMPRENSA, na 9º edição do prêmio idealizado pelo portal e revista IMPRESSA, em parceria com a Maxpress. A premiação ocorre anualmente e visa premiar as profissionais que tiveram destaque em sua área de atuação no ano. Glória foi ahomenageada do ano.

Ao receber o prêmio por sua contribuição ao jornalismo e que a tornou a noite “uma das noites mais importantes da minha carreira”. Frase dita pela jornalista.
Em uma entrevista para uma revista TPM, glória fala sobre o racismo;
“Você acha que o racismo diminuiu? Pergunta a revista:
Tendo como resposta:
Acho que não. O que existe hoje é lei. E a lei não acaba com o racismo, que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • entrevista com maria da gloria
  • Maria da Glória Gohn
  • Movimentos sociais maria da gloria gohn
  • Biografia de ana maria machado
  • Biografia de Ana Maria Machado
  • biografia ana maria machado
  • Biografia de maria aparecida ferreira
  • Biografia de maria carmelita yazbek

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!