Glândula tireóide

Páginas: 9 (2016 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
1. Introdução

A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.
Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Demaneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso etc, ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.
Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60anos manifestam algum problema na tireóide. Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta, na verdade, problemas tireoidianos. Porém é importante estar atento pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.
Visando tais aspectos, tal trabalhoexpõe sobre as especificidades de tal glândula, levando a uma compreensão mais abrangente de suas características.










2. CONCEITUAÇÃO DA Glândula Tireóide


A tiróide ou tireóide (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traquéia) eproduz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireóide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireóide muito ativa) ehipotireoidismo (tireóide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireóide. Ao estabelecer uma comparação para facilitar a compreensão dos mecanismos de funcionamento, podemos dizer: "A glândula tireóide trabalha como um ar condicionado. Se há suficiente hormônio tireóideo no sangue, a glândula pára de fazer hormônio (como um aparelho de ar condicionado se desliga quando o ar da sala estásuficientemente frio). Quando o corpo necessita mais hormônio da tireóide a glândula recomeça produzindo-o novamente".














3. Anatomia da tirEóide



     A tiróide, de tom vermelho acastanhado e altamente vascularizada, está situada na parte inferior do pescoço, entre a quinta vértebra cervical e primeira torácica. Encerrada num compartimento fascial formado por umabainha pré - traqueal  que fixa a glândula à traqueia e laringe através do ligamento crico - tiroideu. Constituída por dois lobos, um direito e um esquerdo unidos no plano mediano  por uma banda de tecido glandular - o istmo.
   [pic]

O seu peso ronda os 25 gramas. Contudo, esta glândula pode apresentar diferentes configurações em função do sexo, idade e estado de nutrição do indivíduo;este valor nem sempre é aplicável. Para tal basta recordar que a tiróide aumenta de dimensões  nas mulheres durante a amamentação e a gravidez.
     Os lobos são aproximadamente cônicos, os seus ápices divergem lateralmente até ao nível das linhas oblíquas nas lâminas das cartilagens tiróideas, estando as suas bases ao nível da quarta ou quinta cartilagem traqueal. Cada lobo mede aproximadamente5 cm de comprimento e cerca de 2 a 3 cm na sua maior extensão transversa ântero - posterior. A sua face póstero - medial está presa ao lado da cartilagem cricrodea por um ligamento tireo-hióideo lateral. A face lateral ( superficial ) é convexa e coberta pelo músculo esterno-tiroideo, cuja inserção na linha oblíqua da cartilagem tireóide impede a extremidade superior da glândula de se estender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glândula tireoide
  • glandula tireoide
  • Glandula Tireoide
  • A Glandula Tireoide
  • Glândula Tireóide
  • Conhecendo as doenças da glândula tireoide
  • As Glândulas Tireoide e Paratireoide
  • Glândulas Tireóide e Paratireóides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!