Gjjn gyt

11837 palavras 48 páginas
(Parte 1 de 12)

CM 108/OT 103 - Desenho Técnico Mecânico
CM 108/OT 103 – DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
A execução dos projetos das áreas técnicas ainda é dependente dos desenhos bidimensionais que são utilizados para fazer o detalhamento dos detalhes construtivos que envolvem o objeto projetado.
Diferentemente das imagens tridimensionais, que podem ser entendidas por qualquer pessoa, os desenhos bidimensionais se constituem em uma linguagem gráfica que só pode ser entendida por quem a estuda.
Assim, um desenhista técnico deve, não só insinuar a sua intenção, mas dar uma informação exata e positiva de todos os detalhes de máquina ou estrutura existente em sua imaginação. Eis por que o desenho é mais do que uma simples representação de um objeto, é uma linguagem gráfica completa, por meio da qual pode descrever minuciosamente cada operação e guardar um registro completo da peça, para reprodução ou reparos.
O objetivo desse curso, portanto, é que, tanto o mantenedor mecânico quanto o operador técnico, entenda esta linguagem e consiga não só lê-la prontamente quando escrita por outras pessoas, mas também escrevê-la, expressando-a com clareza. Para que isso seja possível, o texto foi estruturado em quatro capítulos, a saber:
No Capítulo 1 apresenta-se conceitos e definições básicas, visando esclarecer a necessidade e aplicabilidade do desenho técnico.
No Capítulo 2, por outro lado, relaciona-se alguns dos instrumentos necessários para a elaboração de desenhos técnicos.
O desenho técnico, como linguagem gráfica técnica, tem necessidade fundamental do estabelecimento de regras e normas. Por exemplo, a representação de uma determinada peça deve possibilitar a todos que intervenham na sua construção, mesmo que em tempos e lugares diferentes, interpretar a produzir peças tecnicamente iguais. Portanto, no Capítulo 3 são apresentadas as padronizações e normas empregadas para a elaboração e interpretação de desenhos técnicos.
O Capítulo 4 fornece subsídios para a

Relacionados