gjjgjg

1175 palavras 5 páginas
Tipos de tijolos
Cerâmica
Geralmente são mais baratos e com bom desempenho térmico. A facilidade de ser encontrado e utilizado (não existe uma loja de materiais para construção que não venda o material e um pedreiro que não saiba trabalhar com ele) é outra de suas vantagens. No entanto, a falta de padronização da maior parte das peças gera muitas quebras para encaixe durante a obra, contribuindo com o desperdício e produção de entulho. medidas: 5,7x9x19 rendimento: 46 peças/m² (parede 5,7 cm) rendimento: 84 peças/m² (parede 9 cm) rendimento: 159 peças/m² (parede 19 cm) perda: 10%
Tijolo maciço
Se a idéia é deixar a alvenaria aparente, invista nos vários modelos e não se esqueça de protegê-los contra a umidade.
Neste caso, a porosidade e o desgaste natural dos tijolos permitem lascas e infiltrações que podem comprometer as paredes. Para evitar este problema é necessária a aplicação de vernizes e selantes que impermeabilizam o material, retardando seu desgate e protegendo-o contra as intempéries.
Entre os materiais mais utilizados estão o silicone líquido (ex. Acquela), que penetra no tijolo sem alterar sua aparência. Como o material não forma um filme selador, permite que o material "respire". Sua aplicação deve ser feita com trincha e dura até dois anos.
Outra alternativa são as resinas acrílicas à base de solvente, aplicadas com rolo de lã de pêlos curtos. Elas oferecem maior durabilidade, mas escurecem a superfície. Conforme a resina, pode-se obter um efeito brilhante, semi-brilhante ou acetinado.
Antes da aplicação impermeabilizante é necessário que os tijolos estejam limpos. Para isso, aplique uma solução de 30% de cloro e 70% de água com vassoura piaçava e deixe secar. Caso persistam algumas manchas, remova-as com lixa de madeira nº 36. medidas: 9x19x19 rendimento: 25 peças/m² (parede 9 cm) rendimento: 47 peças/m² (parede 19 cm) perda: 10%

Tijolo Baiano
As ranhuras do tijolo baiano facilitam a aderência da argamassa e os furos

Relacionados