gjhgjh

1280 palavras 6 páginas
ESCOLA: SENADOR JOÃO BOSCO
RAMOS DE LIMA

FLUIDOSTÁTICA

AUTOR: ADRIANO CASSIO

IRANDUBA - 2013

FLUIDOSTATICA
O QUE É UM FLUIDO:
No século XIX, fluido, em Física, era empregado para designar materiais capazes de penetrar pelos vazios da matéria e de se escoar. A eletricidade, o calor, a luz etc., eram tidos como fluidos, além dos gases e líquidos em geral. Atualmente temos como fluido apenas os líquidos e gases. Uma das características de um fluido é sua viscosidade. A viscosidade está relacionada com o atrito entre as moléculas de um fluido. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta. Por exemplo: A água escorre mais rapidamente que um óleo, pois é menos viscosa.
MASSA ESPECÍFICA E DENSIDADE:
A massa específica de um corpo ( m ) é a razão da sua massa pelo volume que o corpo ocupa no espaço. Sendo assim sua unidade é dada em unidades de massa/unidades de volume, por exemplo Kg/m3.
A diferença que há entre massa específica e densidade é que o segundo termo é mais usado para designar valores referentes a fluidos enquanto o segundo é relativo a sólidos. Como o nosso tema é FLUIDOSTÁTICA, usaremos apenas o termo densidade.
Ao misturarmos dois fluidos com densidades distintas (por exemplo água e álcool) podemos calcular a densidade da substância resultante. Exemplo:
LEI DE STEVIN
Simon Stevin foi um físico e matemático belga que concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século 16, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.

A lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a

Relacionados