GJFG

844 palavras 4 páginas
Petróleo

Tipo de Energia = O petróleo é uma energia fóssil . Sua matéria-prima é o petróleo
É uma fonte de energia não renovável porque ele depende de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornar disponível . Funcionamento :1) A primeira providência a ser tomada é descobrir onde está o petróleo. Para isso, existe a sísmica. Um navio percorre milhares de quilômetros rebocando cilindros com ar comprimido e dispara rajadas de tempos em tempos. É como uma explosão, que gera ondas sonoras que batem no solo e voltam.
2) Os hidrofones, rebocados pelo navio, recebem essas ondas sonoras e as decodificam, transformando-as em imagens que nada mais são que representações das camadas do solo. Dessa maneira é possível descobrir se há petróleo incrustado entre as rochas e, se houver, qual a sua localização. É possível perfurar o poço para tentar chegar no local.
3) Tem início a perfuração com a instalação do BOP, conjunto de válvulas para controlar a pressão da perfuração e impedir que o óleo vaze, no poço. Quando a perfuração termina, o BOP é trocado por uma estrutura parecida com uma árvore de natal, que controla a extração.
4) No início da perfuração são usadas brocas largas, feitas de aço e, na ponta, possuem pedacinhos de diamante por ser o minério mais duro que existe, com cerca de 20 polegadas (50 cm) de diâmetro. Durante a perfuração elas são resfriadas por uma lama especial, que, além de lubrificar, leva pedaços de rocha para a superfície, onde são analisadas.
5) As perfurações são interrompidas para troca de brocas ou injeção de cimento, que reveste o duto, sustentando as paredes do poço. Isso é feito assim: o cimento desce pelo tubo por onde passa a broca e sobe pelos vãos laterais, formando a parede. Em seguida, uma broca menor continua a perfuração.
6) O petróleo de Tupi, por exemplo, está em uma camada geológica acumulada antes do sal: o pré-sal. Para chegar lá, o

Relacionados

  • gjfg
    811 palavras | 4 páginas
  • historia da potoco
    448 palavras | 2 páginas
  • Osteologia
    104839 palavras | 420 páginas
  • Aquarela Resort
    170694 palavras | 683 páginas