Giselle 5P Trabalho Prof

1431 palavras 6 páginas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO

Equipe:
Hellen Rezende de Almeida
Karina Carvalho Gonçalves Morais
Luciana Aparecida Ribeiro
Tatiana da Silva Medeiros

Graduandas do 5º período no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de
Minas Gerais - Unidade de Leopoldina
Professora: Giselle

Junho 2015

INTRODUÇÃO
O número de crianças que abandonam a escola aumenta a cada dia, devido às dificuldades encontradas e ainda não superadas. Alguns desses fatores são: a relação professor e aluno, o diálogo, a motivação, sendo estes primordiais no processo de ensino aprendizagem.
Pois quando o professor se relaciona com o aluno espera-se que seja uma convivência, onde todos os envolvidos expressem seus desejos e suas vontades, respeitando limites e ainda relacionando os conhecimentos já adquiridos com os conteúdos a serem repassados. Esta relação de troca de saberes e respeito permite que os alunos tenham sucesso na escola e não sintam vontade de abandonar a instituição escolar.
O ambiente escolar é totalmente social, sendo assim, o afeto, a relação dialógica e a motivação se tornam imprescindíveis no processo de ensino aprendizagem, por isso, quanto mais o professor se relaciona com seus alunos, mais possibilitará que estes expressem suas opiniões, suas crenças e ideais, tornando-se motivados a aprender. Além disso, o professor deve tornar suas aulas dinâmicas e diversificadas usando diferentes estratégias que proporcionem o desejo do aluno em permanecer na escola.
Existem ainda outros fatores, como a condição sociocultural do aluno e os métodos avaliativos que podem causar o fracasso escolar do aluno, cabendo ao educador reconhecer que existem alunos com capacidades diferentes de assimilar o conteúdo repassado. Desse modo, o professor terá que adequar seus métodos conforme sua clientela, reconhecendo que não existem alunos melhores ou piores, fazendo juízo de valor e julgando através de palavras que podem fazer com que os alunos se

Relacionados

  • Administração Geral
    25300 palavras | 102 páginas
  • educaçao inclusiva
    26063 palavras | 105 páginas