Giroamo Cardano

893 palavras 4 páginas
Girolamo Cardano e Lucas Pacioli

Introdução:

Neste trabalho vamos abordar a história das probabilidades e a influencia de Girolamo Cardano e Lucas Pacioli no universo matemático e abordando também a sua vida e obra sendo paneleiros da matemática.

Qual a origem das probabilidades?

A principal dificuldade que encontramos ao tentar descobrir as origens das Probabilidades é que elas começam como uma ciência empírica e é difícil dizer quando se produz a mudança do empirismo para o formalismo matemático, já que parece que isso aconteceu há centenas de anos.
Foi apenas no século XVII, com os jogos de azar que surgiram os primeiros estudos de Probabilidades.
Em 1651 o Cavaleiro de Mére (nobre francês, jogador profissional) que viajava com Pascal propôs-lhe a resolução de alguns problemas relacionados com os jogos que habitualmente praticava. Um desses problemas interessou muito Pascal. Depois de reflectir sobre ele, Pascal trocou correspondência com o matemático Pierre de Fermat.
A correspondência entre estes dois matemáticos é considerada a origem da Teoria das Probabilidades.
Depois de Pascal e Fermat a teoria das probabilidades desenvolveu-se rapidamente devido ao contributo de vários matemáticos, entre os quais se destacam: o suíço Jacques Bernouilli e o francês Pierre Simon Laplace.

As probabilidades estão ligadas também aos seguros:

Há mais de 5000 anos, os primeiros seguros foram aplicados à perda de navios ou da sua carga, por naufrágios ou roubos, na Mesopotâmia e na Fenícia.

Esta prática foi continuada pelos gregos e pelos romanos e chegou até à civilização cristã medieval através dos comerciantes marítimos italianos.

Embora pouco tenha chegado até nós sobre as técnicas usadas pelos seguradores naquele tempo, é certo que se baseavam em estimativas empíricas das probabilidades de acidentes, com o intuito de estipularem os

Relacionados