ginecologia-obstetricia

Páginas: 9 (2188 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
GINECO-OBSTETRICIA
O que é Gineco-obstetricia?
Daremos uma definição básica: a gineco-obstetrícia é a área de ginecologia que trabalha com os distúrbios funcionais que acometem o assoalho pélvico.
Porém, mesmo sendo muito importante, esta área é pouco conhecida, por isso explicaremos melhor o assunto.
Para tanto vamos iniciar definindo as duas áreas separadamente....
Ginecologia
Aginecologia é a área que se ocupa da prevenção, tratamento e reabilitação de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. A palavra ginecologia significa  “ciência da mulher”, sendo assim, a ginecologia trata integralmente da área feminina.
A ginecologia permite o diagnóstico e o tratamento de doenças como o cancro, o prolapso, a amenorreia, a dismenorreia, a menorragia e ainfertilidade. Para realizar a sua actividade, os ginecologistas utilizam instrumentos como o espéculo, que possibilita realizar exames à vagina e ao colo do útero.
As mulheres devem ir às consultas ginecológicas de forma periódica para gozarem de uma boa saúde e prevenir os distúrbios. Contudo, devido ao carácter íntimo destes estudos que cause um certo desconforto, muitas das vezes, acabam por serpostergados.
Exames ginecologicos
O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos: 
 
A inspeção da genitália externa ou vulva
O exame especular
O toque bimanual
Exame especular

A vagina é um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco. Ela deve ser inspecionada durante a retirada do espéculo. O útero é um órgão fibromuscular que seconstitui de corpo, istmo e colo uterino ou cérvix que faz protusão para dentro da vagina . O colo uterino possui uma fenda que marca a comunicação através do canal cervical para a cavidade uterina. O colo uterino, após completamente visualizado quando da abertura do espéculo, deve ser observado quanto à sua posição, coloração, presença de ulcerações, massas, sangramentos ou secreção. Deverá ser colhidomaterial para o exame direto de secreção vaginal e amostras para a citologia, conhecidas como Papanicolau.
Exame de toque bimanual
A cada lado do fundo uterino se estende uma Trompa de Falópio, cuja extremidade franjada e afunilada se curva em direção aos Ovários. Com a mão enluvada devem ser introduzidos na vagina os dedos indicador e médio com o objetivo de determinar a posição, formato,consistência, regularidade, mobilidade e hipersensibilidade do útero e ovários. O fundo de saco vaginal deve ser palpado para identificar os ovários atentando para o tamanho, formato, consistência, mobilidade e hipersensibilidade.
Exame Papanicolau
A prova do Papanicolau, igualmente conhecida pelo nome de citologia vaginal, é o exame ginecológico mais habitual.
O ginecologista extrai amostras dascélulas epiteliais que se encontram na zona de transição do colo uterino, o que lhe permite conhecer o estado hormonal, identificar alterações inflamatórias e orientar sobre um possível diagnóstico do cancro do colo do útero.
Trata-se de um exame simples, econômico e eficaz que deve ser realizado por todas as mulheres desde que iniciam a sua vida sexual até aproximadamente aos seus 65 anos de idade.Exame de Toque Retal
O exame de toque retal pode ser necessário na determinação de tumores pélvicos, nas pacientes idosas ou nas mulheres virgens. 
Principais tipos de exames ginecológicos
Ultrassom pélvico: Ele encaminha o útero e os ovários em busca de qualquer alteração ( pólipo, mioma, cisto e nódulos)
Rastreamento infeccioso: rastreia sífilis, HIV no organismo.
Citologia e microfloravaginal: diagnostica um eventual câncer antes dele se instalar. Esses exames auxiliam também na prevenção de tumores na mama , nos ovários, no útero e nas trompas.
Mamografia: deve ser feita a cada dois anos após 35 anos. A partir dos 40 anualmente a maioria desses exames são cobertos pelo SUS.
Enfermagem em ginecologia
 inicia-se com uma revisão de anatomia e fisiologia do aparelho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginecologia e obstetricia
  • Ginecologia e obstetrícia
  • Fisioterapia na ginecologia e obstetricia
  • FISIOTERAPIA NA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
  • Enfermagem em ginecologia e obstetricia
  • A Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Atendimento psicológico em ginecologia e obstetrícia
  • CUSTEIO DIRETO APLICADO AO ESTUDO DE CASO NAS ESPECIALIDADES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!