Ginastica2015

2255 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO
Esse trabalho surge da necessidade em diversificar, ampliar, superar e ressignificar as práticas tradicionais em nossas aulas de
Educação Física, ora por não dominarmos os conteúdos, ora por não encontrarmos materiais atualizados que direcione para a realização satisfatória do mesmo.
O objetivo é a elaboração de um material didático pedagógico que dê subsídios para os professores trabalharem a ginástica e principalmente a ginástica de solo em suas aulas.
É importante ter em vista que a ginástica da escola não é a mesma do treinamento, ela deverá ser adaptada e o professor deverá conhecer a técnica para trabalhar conceitos e a mesma de forma lúdica como sugere as Diretrizes Curriculares, que além de ensinar ao aluno a técnica do rolamento para frente e para traz, o (a) professor (a) pode construir com eles outras possibilidades de realizar o rolamento, considerando as individualidades e limitações de cada aluno (a), fazendo relações com alguns animais, com movimentos do circo, relacionando com formas geométricas ou objetos, entre outras.
Sabe-se que quanto mais cedo iniciar a ginástica será melhor pois estimula favoravelmente a evolução do aluno, pois a mesma põe a criança em relação com seu próprio corpo, permitindo – a descobrir os diversos segmentos e suas articulações.
HISTÓRIA DA GINÁSTICA, GINÁSTICA OLÍMPICA / ARTÍSTICA
De acordo com SABA, em sua obra “ Mexa-se: atividade física, saúde e bem estar” (2008-a p. 54), a ginástica é uma palavra que foi empregada na Grécia Antiga para designar exercícios físicos, vem do grego gymnos que significa nu, apareceu mais ou menos 400 a.C.
Com o passar do tempo seu enfoque mudou, chegando até ser

sinônimo da Educação Física. A mesma variou e continua variando de acordo com a cultura de cada época na qual se pratica. Na década de 70 e 80, praticou - se a ginástica aeróbica que prioriza o trabalho cardiovascular; nos anos

90, a ginástica localizada que

prioriza o trabalho muscular e, atualmente, cresceu a

Relacionados