ginastica

Páginas: 10 (2498 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

A ginástica é uma atividade física existente há muitos anos, já foi utilizada como forma de fortalecimento para militares, danças, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo.
Este tema foi escolhido porque a ginástica geral (GG) é uma atividade física fundamental nas escolas e hoje tem sido pouco ensinada por falta de vivência deste conteúdopelos professores e porque normalmente escolhem outras atividades mais conhecidas, como as modalidades esportivas. Deste modo, a ginástica geral é tão rica em proporcionar conhecimentos diversos, que não pode ficar fora do âmbito escolar.
Verificamos que ela ainda não tem o seu merecido espaço nas escolas, onde por alguns fatores que iremos comentar ao longo deste trabalho, aulas deginástica não estão sendo aplicadas na maioria delas.
Sabemos que a sociedade de um modo geral vê as aulas de educação física somente com o intuito de lazer, recreação, montagens de coreografias para festa junina e o famoso "jogar bola", e não valorizam o conteúdo das aulas ministradas.
Com este trabalho, discutimos a importância da ginástica geral na escola e seus benefíciospara crianças e adolescentes, despertando maior interesse e tendo seu valor reconhecido por professores, pais e alunos.
Assim, abranger esse repertório de atividades, e a ginástica geral é uma ferramenta para que possamos conscientizar toda a comunidade escolar de que as aulas de educação física devem ter o mesmo valor das outras disciplinas como língua portuguesa, matemática, história e outras.2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Histórico da Ginástica

A ginástica é uma atividade física que onde através de estudos realizados, existe há milhares de anos, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo.
Segundo Meuret (1985), apud Publio (2002, p. 21), a ginástica era denominada como "uma ginástica educativa, de formação do corpo,conhecida também com o nome de Educação Física ou como Ginástica Médica ou terapêutica, que se praticava nas antigas civilizações, para manter e melhorar a saúde".
Conforme estudos realizados por Souza (1997), a história da ginástica inicia-se da seguinte maneira:
Na pré-história, a ginástica unia-se através da atividade física aos jogos, rituais e festividades daépoca. Os homens tinham o exercício físico como forma de sobrevivência, para atacar e defender seus ideais.
No Oriente, na Grécia e em Roma, o principal foco do exercício físico era preparar militares para a guerra, mas aparecia também nas formas de lutas, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco (Oriente), como educação corporal e ideal de beleza (Grécia) ecorridas de carros e os combates dos gladiadores (Roma).
Na Idade Média, dentre outras atividades que eram praticadas, podemos citar o manejo de arco e flecha, a luta, a escalada, a marcha, a corrida, o salto, a caça e a pesca e jogos simples e de pelota, um tipo de futebol e jogos de raqueta.
No século XIX existiam também os funâmbulos, que eram pessoas de circo que faziamacrobacias para alegrarem a sociedade europeia.
A partir dos séculos XVIII e XIX com o surgimento do movimento ginástico europeu, a ginástica começou a ser sistematizada e houve uma troca de valores e sentido no que dizia respeito a seu significado e sentido ao longo do tempo.
Isso ocorreu porque começou a se pensar numa "ginástica científica" no sentido deeducar o corpo, adestrá-lo, onde com o avanço das ciências principalmente físicas e biológicas, intensificaram-se e permitiram vislumbrar as possibilidades da ginástica para uma "educação do movimento", para uma "educação do corpo". (AYOUB, 2004, p.32). Os gestos e manifestações livres da ginástica e dos artistas circenses perderam espaço para a formação de um corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!