ginastica

Páginas: 9 (2170 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Introdução
    Os recursos tecnológicos têm ocupado grande espaço e importância em nosso cotidiano. No meio ocupacional as máquinas substituem o trabalho humano em inúmeras funções, embora seja inegável a relevância e agilidade que estes recursos nos oferecem, também podemos afirmar que em determinadas funções o trabalho humano é insubstituível.
    Outro aspecto que queremos abordar é o fatorglobalização, independente de onde as empresas estejam sediadas e de qual a sua proporção, facilmente elas estão conectadas com o mundo e têm acesso a grande maioria dos recursos oferecidos, sendo assim um dos segredos das empresas de sucesso são as pessoas diferenciadas que nelas trabalham. Os profissionais/trabalhadores são a alma da empresa, para tanto oferecer medidas que melhorem suascondições de vida e de trabalhos, proporcionarão benefícios para empregados e empregadores.
    A ginástica laboral e a ergonomia, juntamente com as demais medidas adotadas pelas empresas, visam tornar o local de trabalho um ambiente mais humanizado e seguro. Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar as questões relacionadas à atuação do profissional de Educação Física nas áreas da ginásticalaboral e da ergonomia, sob uma ótica humanizadora, aliado a investigação das representações sociais, com o intuito de apresentar à sociedade acadêmica e profissional ferramentas, para uma atuação cada vez mais relevante e comprometida com o seu público.
    Inicialmente faremos uma abordagem sobre o profissional de Educação Física e a intervenção em ginástica laboral, bem como seus objetivos ecaracterísticas. Posteriormente trataremos sobre ergonomia e finalizaremos abordando a cerca da relação com os trabalhadores e as representações sociais.
1.     O Profissional de Educação Física e a intervenção em ginástica laboral
    De acordo com a Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), a Resolução CONFEF nº 073/2004, compete unicamente aos Profissionais de Educação Física asfunções de planejar, executar e coordenar Programas de Ginástica Laboral (PGL) (BRASIL, 2010). Sendo assim, toda vez que mencionarmos o profissional que atua em ginástica laboral estamos nos referindo aos Educadores Físicos.
    Antes de iniciarmos as discussões a cerca da intervenção em ginástica laboral, torna-se necessário esclarecermos a sua definição. Embora o conceito de ginástica laboral sejaamplamente difundido entre profissionais e sociedade em geral, ainda existem equívocos quanto a sua aplicação. Como o próprio termo já diz, laboral vem de labor, que significa trabalho, portanto, para caracterizar a aplicação da ginástica laboral, esta deve ser aplicada para trabalhadores em seu ambiente de trabalho.
    Diferentes autores, como Lima (2008), Mendes e Leite (2008), Martins (2001)concordam ao afirmarem que a ginástica laboral é a prática de exercícios, mais especificamente alongamentos, realizada durante a jornada de trabalho, com o objetivo de alongar, tonificar e relaxar a musculatura, minimizando assim os efeitos nocivos da ocupação laborativa. A prática da ginástica laboral aliada a outras medidas adotadas pela empresa, como recursos ergonômicos, segurança e medicina dotrabalho, visa prevenir e reduzir a incidência de doenças ocupacionais, principalmente os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT’s).
    As sessões de ginástica laboral são de curta duração, geralmente de cinco a 15 minutos, de acordo com a disponibilidade da empresa (MARTINS, 2001). A caracterização do tipo e objetivo das sessões irão depender do horário de execução, serealizada no início ou nas primeiras horas de trabalhos, caracteriza-se a Ginástica Laboral Preparatória (GLP), que tem como principal objetivo a preparação para a jornada de trabalho, por meio de aquecimento muscular e atividades de despertar, auxiliando na prevenção de dores, lesões e acidentes de trabalho. Já a Ginástica Laboral Compensatória (GLC) ou Ginástica de Pausa, é realizada no meio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!