ginastica olimpica

Páginas: 10 (2325 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Definição do termo
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim,realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc."

Elementos

MARCAÇÕES OU
POSES :
São definidas como “posturas que indicam o início ou a finalização de um ele-mento ou seqüência de elementos, durante a execução da série”, que variam de acor-do com a composição coreográfica, com os planos corporais (baixo, médio, alto;ven-tral e dorsal) e da relação destes com os aparelhos. As marcações não são posturaspadronizadas, pois cada um pode criar diferentes formas corporais de acordo com: amensagem que se deseja passar cobre a coreografia; a música, o próximo elemento aser executado; a utilização do aparelho; etc.
PASSOS:
Definem-se pela
“execução de um deslocamento com transferência do peso do corpode um pé para ooutro sem a perda de contato com o solo
”. Após os alunos terem vi-venciado diferente formas de andar, é possível criar alternativas como: andar com aspernas estendidas, passo unindo com outro passo, colocando um pé atrás do outro,cruzando as pernas lateralmente (abrindo e fechando), de costas, etc.
CORRIDAS:
São definidas como a
“execução de um deslocamento com transferência de peso docorpode um pé para o outro, com a perda momentânea de contato com o solo”.
Ostipos de corridas mais utilizadas nas modalidades gímnicas competitivas são: com aspernas estendidas, deslocando-se lateralmente, cruzando ou não as pernas; “chassê”(passo uni passo com leve perda de contato com o solo quando os pés se encontram);chamada

(idêntico ao chassê, só que com maior amplitude, perda de contato comosolo e elevação de braços); “arrastando” a perna traseira estendida; etc.
SALTITOS:
São definidos como
“movimentos que se caracterizam por uma curta permanênciado corpo no ar e uma perda momentânea do contato com o solo.

Uma seqüência desaltitos pode caracterizar uma corrida
”. Algumas variações de saltitos mais utiliza-dos nas coreografias de Ginástica são: saltitar com as pernasunidas, estendidas ouflexionadas; saltitar com uma perna e flexionar a outra no ar na altura do joelho (pas-sé”); saltitar alternando as pernas durante a fase de vôo; flexionadas (galope) ou es-tendida (tesoura); saltitar colocando a perna para trás durante a fase vôo, unidas ou al-ternadas, etc.

Exercícios
Parte superior do formulário
História da Ginástica Artística no Brasil


A ginástica noBrasil
No Brasil, a ginástica chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. Os aparelhos, gradativamente, eram introduzidos entre os brasileiros.

Com isso, a prática da ginástica artística, surgiu no Brasil, primeiramente, entre os gaúchos, porém, foram os catarinenses osprimeiros a formalizarem o esporte no Brasil por intermédio da Sociedade de Ginástica de Joinville (foto abertura), funda em 1858.

Em 1867, uma organização semelhante surgia em Porto Alegre, o que deu origem a atual Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre).

Em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira Liga de Ginástica do estado.

No início do século XX, São Paulo e Rio deJaneiro também começaram a praticar ginástica por meio de clubes.

Em 1950, é realizado o primeiro torneio nacional, reunindo atletas gaúchos, cariocas e paulistas.

Em 1951, com a formação das Federações Gaúcha, Paulista e Carioca, o esporte filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ginastica olímpica
  • ginastica olimpica
  • Ginastica Olimpica
  • Ginástica olimpica
  • Ginastica olimpica
  • Ginástica Olímpica
  • segurança na ginastica olimpica
  • ALONGAMENTOS GERAIS PARA GINASTICA OLIMPICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!