ginastica olímpica

Páginas: 7 (1623 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014
Modalidades
A ginástica olímpica baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo , argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre cavalo (de 1,10 m de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 m e 1,50 m de altura), e trave deequilíbrio (de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).

Julgamento e Pontuação
Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Existem os elementos obrigatórios em cada aparelho, que todos os ginastas devem praticar ou perderão pontos. O ginasta deve acrescentar outros elementos para obter pontos extras. Todos os exercícios tem um valor inicial, que para os homens é 8.6 epara as mulheres 9.0. Isto quer dizer que se o ginasta não acrescentar elementos que valem bônus, seu exercício poderá obter no máximo essas notas, mesmo que sejam executados perfeitamente. O valor de cada elemento e os movimentos obrigatórios de cada aparelho estão no "Código de Pontos" desenvolvido pela FIG. Este código muda a cada quatro anos, após as Olímpiadas, tornando-se mais elaborado. Osjuízes procuram erros de postura, de execução, dentre outros, para deduzir da valor inicial do atleta.
GINÁSTICA OLÍMPICA MASCULINA
Os homens competem em seis aparelhos - salto sobre o cavalo, barras paralelas, cavalo com alças, barra fixa, solo e argolas. A nota inicial das séries masculinas é 8.6. Para atingir a nota máxima de partida - 10 pontos - os ginastas devem executar, além dosmovimentos obrigatórios, elementos extras que bonificam suas rotinas. 
I - SOLO
O exercício de solo para homens dura entre 50 e 70 segundos e ao contrário do feminino não é acompanhado de música.
II - CAVALO COM ALÇAS
Está a 1,05 metro do solo e tem 1,60 metro de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contínuos de círculos e tesouras. Somente as mãos devem tocar o aparelho.
III - ARGOLASEstão a 2,55 metros do solo. Durante a apresentação o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posição vertical ou horizontal em relação ao solo. As argolas devem sempre permanecer paradas.
IV - SALTO SOBRE CAVALO
O cavalo está a 1,35 metro do solo. O ginasta deve comunicar aos árbitros qual salto irá realizar para que se possa atribuir a nota de partida..
V - BARRAS PARALELASEstão a 1,75 metro do solo. Durante a apresentação o ginasta deve executar um movimento em que ambas as mãos não estejam em contato com o aparelho.
V - BARRA FIXA
Está a 2,55 metros de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos encarpados.

GINÁSTICA OLÍMPICA FEMININA
A Ginástica Olímpica Feminina, modalidadeconstituída por quatro aparelhos, ou provas, onde as ginastas apresentam-se na ordem olímpica.
I - SALTO SOBRE O CAVALO
Todos os saltos devem ser realizados com repulsão de ambas as mãos sobre o cavalo. A distância da corrida pode ser determinada individualmente. No limite máximo de 25 mts.
A chegada no trampolim deve ser com os dois pés e pode ser:
da corrida de aproximação ou de um elemento.São permitidas 3 ( três ) corridas de aproximação, desde que a ginasta não tenha tocado o trampolim e ou o cavalo. Não é permitida uma quarta corrida.
Os saltos encontram-se classificados em quatro grandes grupos, onde os valores variam de 8 a 10.00 pts.
II - BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS
A avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim, ou colchões. 
O exercício deve ser composto deelementos de diferentes grupos. As partes de dificuldade A - B - C - D e E devem representar uma variedade dos seguintes grupos de elementos:
Dos grupos estruturais devem ser executados elementos com giros sobre o eixo longitudinal (piruetas) e transversal (mortais), trocas de tomadas e elementos com vôo.
III - TRAVE DE EQUILÍBRIO
A avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ginastica olimpica
  • ginastica olimpica
  • Ginastica Olimpica
  • Ginástica olimpica
  • Ginastica olimpica
  • Ginástica Olímpica
  • segurança na ginastica olimpica
  • ALONGAMENTOS GERAIS PARA GINASTICA OLIMPICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!