GINASTICA GERAL

Páginas: 11 (2552 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015
A Ginástica Geral Como Agente Transformador Na Qualidade Das Aulas De Educação Física.

Anderson Gustavo Braun1
Cristiane Mori Tanaka ²
RESUMO

O presente estudo tem como objetivo apontar aspectos sobre a necessidade de melhorias nas aulas de Educação Física, tendo como possível solução a prática das atividades inerentes a Ginástica Geral. Estas atividades permitem que o educador trabalhe demaneira lúdica e recreativa o desenvolvimento biopsicossocial do educando, tendo assim a oportunidade de conhecer melhor os seus alunos e desenvolver então o seu papel como professor não somente na escola, mas também na sociedade. O educador deve tornar-se o principal agente responsável pelas mudanças necessárias nas aulas de Educação Física, pois cabe a ele esta função, trazendo assim melhorias paraa qualidade de ensino e consequentemente para a qualidade de vida dos alunos e do próprio profissional.
Palavras-chave: Ginástica Geral. Educação Física. Educador.
ABSTRACT
The present study aims to point out aspects about the necessity of improvement in the Physical Education classes, having as a possible solution the practice of activities inherent to General Gymnastic. These activities allowthe educator to work the biopsychosocial development of the pupil in an entertaining and recreational way, in order to have the opportunity to better know his students and thus develop his role as a teacher, not only at school, but also in society. The educator must become the main agent responsible for the necessary changes in Physical Education classes, since rests in him this responsibility,bringing improvements to quality of teaching e consequently to the quality of life of the students and the professional himself.

Key words: General Gymnastic. Physical Education. Educator.







1 INTRODUÇÃO
Podemos compreender a Ginástica Geral (GG) como todos os movimentos que podem ser executados pelo corpo humano, esses movimentos compreendem gestos simples como correr, saltar e andar, atéas práticas mais complexas como a prática de esportes, exercícios de condicionamento físico e coreografias.
Partindo deste pressuposto e analisando a Ginástica Geral (GG) como um todo, onde todos os movimentos podem ser classificados como fundamentos dela, poderíamos sim afirmar que é constante sua prática no dia a dia do contexto escolar. Porém ao analisar mais profundamente, encontram-seem outras vertentes da GG conteúdos que poderiam ser trabalhados nas aulas de Educação Física, mas são deixados de lado pelo docente, muitas vezes por falta de interesse, estrutura, ou informação. Além dos aspectos motores, lembramos que a GG também traz consigo as práticas recreativas, de lazer e caráter lúdico, e que quando trabalhada de forma correta, paralela aos conteúdos comuns à gradecurricular vigente, proporciona momentos de prazer e socialização, tanto para os alunos quanto para o professor.
Muitos professores ainda estão alienados a visão esportivisada de ensino, ou seja, a má formação ou a falta de interesse na busca de novos conhecimentos leva os mesmos a fundamentar-se apenas na prática dos desportos, que são os esportes regidos por um conjunto de regras, e em algunscasos nem estes são trabalhados de maneira eficiente, e os alunos passam a visar a aula de Educação Física apenas como uma diversão, e não como uma disciplina que possa proporcionar-lhes algum conteúdo. Sendo assim, a partir das análises feitas, quais as possibilidades de que a GG pode se tornar um agente transformador das aulas de Ed física?

2 METODOLOGIA

Estudo baseado em vivências econteúdo bibliográfico, referente a prática da GG e do educador e seu papel nas escolas, visando uma melhor qualidade no ensino e uma melhor formação do aluno como pessoa. Este estudo tem como base obras de autores como Gadotti, Luckesi, Greco & Benda, Almeida e Paoliello , os quais fundamentam-se nos princípios de que a educação deve ser um alicerce na formação do aluno como cidadão e que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • Ginastica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!