Ginastica Geral

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Introdução
Como se sabe dentro da ginástica se utilizam diversos aparelhos e materiais.
E tais materiais podem ser adaptados, e usados em comunidades carentes. Nota-se que usando esses materiais podemos interagir com os alunos, que são capazes de criar e de desenvolver, e que não se tornam inferiores por não terem condições de ter acesso aos matérias de grande nível, também vemos adificuldade do Educador Físico dentro das escolas públicas, com a falta de recursos.
Os Educadores Físicos, tem que ter toda uma prática social junto com seus alunos, para que eles saibam e entendam os conteúdos a serem estudados.


















Materiais e recursos usados na Ginástica Geral
A utilização dos aparelhos tradicionais da ginástica da educação física, são meiosde grande importância, pois são instrumentos utilizados na interação social, principalmente nos aparelhos de porte que requer várias pessoas para movimentar.
O trabalho da ginástica grupal pode ser dividido em duas partes, uma onde ocorre o aumento da interação social e outra destinada a vivência e exploração de inúmeras possibilidades de movimentos e materiais disponíveis.
Na fase deinteração social e destinada a formação de grupos onde serão discutidos e selecionados os movimentos mais conhecidos pelo grupo, a chamada criação de linguagem comum dos movimentos, uma das formas mais utilizadas e a movimentação grupal imitando gestos esportivos ou da vida cotidiana.
Nessa fase e muito importante a utilização das experiências vivida pelos integrantes. Sendo utilizado trabalhosgrupais que podem iniciar-se com trios, quartetos, podendo chegar 10,15 ou mais integrantes.
Os materiais utilizados existe um vasto campo a ser explorado, podendo utilizar materiais da pratica de outros esportes tais como bola de futebol, basquete, tênis ou através e adaptação de outros materiais disponíveis, bambus; câmaras de pneus caixas de refrigerantes.
ESTRATEGIAS
Para motivar edescobrir as características individuais e importante a utilização de vários tipos e variações do movimento. É interessante que seja escolhido aparelhos que exijam a participação e cooperação do Máximo de pessoa possíveis do grupo.



A Ginástica Geral e a pedagogia histórico crítica
A pedagogia histórico-crítica tem origem nos estudos de Dermeval Saviani, que procurou melhor delimitar aspedagogias críticas. Inspirou-se em Marx, fazendo uso do materialismo-histórico e da compreensão dialética da realidade para propor uma pedagogia que avance para além das teorias da reprodução, e possa contribuir no processo de transformação social.
Essa metodologia foi apresentada de forma a ser trabalhada pedagogicamente em aulas.
A prática social deve ser o ponto de partida do trabalhodocente. Este passo consiste em tornar o conteúdo ou tema a ser estudado conhecido pelo aluno, e trabalhado pelo professor, ou seja, estabelecer um contato inicial. Em seguida mantém-se um diálogo com os alunos sobre o tema a ser estudado.
A fase de problematização consiste na transição entre a prática e a teoria, apresentando como finalidade a seleção das principais questões abordadas naprática social, mas que tenham relações ao conteúdo a ser trabalhado. Essa fase predispõe também o questionamento do conteúdo escolar. Relacionando-se com a prática social, para que assim possam ser selecionados os problemas que necessitam ser resolvidos no cotidiano dos indivíduos.
A partir do momento em que os alunos têm acesso a esse saber sistematizado, chega o momento em que se solicita domesmo a participação e manifestação de que eles assimilaram, isto constitui o momento de Catarse que demonstra a nova maneira do aluno de ver o conteúdo e a prática social, sendo que ele será capaz de entender as questões sociais levantadas no início e trabalhadas nas demais fases, percebendo que não apenas aprendeu um conteúdo, mas algo que tem um significado para sua vida.
Os conhecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica geral
  • GINASTICA GERAL
  • ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • Ginastica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!