ginastica geral

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2013


CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


DANILLO FERREIRA MENDES

GINÁSTICA GERAL: ESTRUTURA NEURO-PSICO-MOTORA, APTIDÃO FÍSICA( FORÇA, RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA, FLEXIBILIDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL), GINÁSTICA ESCOLAR E DE ACADEMIA, HABILIDADE MOTORAS( VELOCIDADE, EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO, AGILIDADE) GINÁSTICA GERAL, TAMBOR DE MEMÓRIA DE HENRY, EMGRAMA MOTOR

VÁRZEA GRANDE
2013
DanilloFerreira Mendes


GINÁSTICA GERAL: ESTRUTURA NEURO-PSICO-MOTORA, APTIDÃO FÍSICA( FORÇA, RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA, FLEXIBILIDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL), GINÁSTICA ESCOLAR E DE ACADEMIA, HABILIDADE MOTORAS( VELOCIDADE, EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO, AGILIDADE) GINÁSTICA GERAL, TAMBOR DE MEMÓRIA DE HENRY, EMGRAMA MOTOR


VARZEA GRANDE
2013


Introdução
A ginástica é um conceito que englobamodalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Neuro-psico-motora: disposição agrupamento, padrão ou articulação de partes em caráter permanente. Um sistema eferente, para ajudar as esportistas a se tornarem mais efetivos na realização de seusobjetivos.
Aptidão Física: É a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor e vitalidade, sem fadiga excessiva e com energia para realizar as atividades nas horas de lazer e também para enfrentar emergências inesperadas.
Clark (1980) adicionou
“Aptidão Física é a capacidade de durar, de continuar, de resistir ao stress, persistir em qualquer circunstancia onde uma pessoal destreinada desistiria.Ela é o oposto de estar cansado com os esforço do dia-a-dia, de falta de energia para realizar as atividades da vida com entusiasmo, tornando-se exausto em esforços físicos e inesperados.
Força: “habilidade de um músculo ou agrupamento muscular de vencer uma resistência, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar”(TURBINO, 1992,p 20).
Resistência Cardiorrespiratória
É odesempenho do coração, pulmões e sistema circulatório para um eficiente suplemento de oxigênio e nutrientes para os músculos trabalharem. Se a carga dos exercícios aumentarem o consumo de oxigênio aumenta na mesma proporção. O aumento da capacidade cardiorrespiratória são obtidos através de exercícios que requerem uso rítmico de grandes massas musculares.
Flexibilidade: é a capacidade de realizarmovimentos em algumas articulações com amplitude de movimento. Em situações praticas há a distinção entre flexibilidade estática (no espaço em ginástica olímpica), flexibilidade passiva (o movimento é executado ativamente) flexibilidade passiva ( em que a influencia de forças externas).Flexibilidade envolve:
1- a mobilidade articular -------------- movimento das articulações
2- a elasticidademuscular ------------ alongamento dos músculos

Composição Corporal: divisão da massa corporal em massa magra e massa gorda “gordura”. Usada principalmente para estudar as diferentes características de crescimento entre os sexos e a maturação.
Ginástica na Escola : A ginástica engloba vários formas de realizações: correr, saltar, lutar, arremessar, trepar, rolar, empurrar, defender,etc. Estesmovimentos são próprios da natureza humana sem necessidade de serrem construídos ou sistematizados, inclusive as crianças brincam espontaneamente de correr, saltar, rolar, lutar, e trepar. Isto é realizado na escola através da de exercícios lúdicos e jogos.
Com as vivencias da ginásticas formativas desenvolvem-se naturalmente as chamadas qualidades físicas como: resistência geral,coordenação, velocidade, equilíbrio, força, flexibilidade ritmo.
Habilidade Motora: Consiste em varias series de movimento realizados com exatidão.São movimentos que surgem na nossa vida diária dos humanos e animais, expressão um grau de qualidade de coordenação de movimentos.
Velocidade: O vetor que descreve a mudança na posição dividido pela mudança no tempo. “Qualidade particular do músculo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • GINASTICA GERAL
  • ginastica geral
  • Ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • Ginastica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!