Ginastica de academia

499 palavras 2 páginas
E.E “Aurora Scodro Groff”

Trabalho de Ed. Física

Tema: Ginástica de Academia

Nome: Ana Paula Pereira nº 01
Prof.ª Vanda 2º ano B
Indaiatuba-2013
Processo histórico
A primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.

Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros,por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna.Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro,desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.

Alguns métodos de origem estrangeira influenciaram diretamente a Ginástica de Academia até ela tomar o formato atual. Nos anos 60 e 70 foi a Calistenia. Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.
Pratica Contemporânea: Modismo e Tendência
Um corpo escultural com músculos arquitetados é mais que um desejo pessoal, é quase que uma imposição da atual sociedade, sendo considerado, por muitos, um importante elemento para o sucesso nas relações interpessoais.
Em um contexto no qual são valorizadas a juventude e a aparência do corpo, não é de admirar que a gordura passe a ser vista quase como uma doença e que sejam travadas batalhas a fim de retardar ou camuflar as marcas do envelhecimento. As pessoas não querem mais somente aumentar a expectativa de vida, como também continuar jovens, pois a velhice deve ser remediada por ser considerada fora da normalidade. Parecer jovem é

Relacionados