Ginastica Acrobatica

Páginas: 12 (2908 palavras) Publicado: 29 de abril de 2015


Índice

Introdução 3
O que é a ginástica Acrobática? 4
Breve História da Ginástica Acrobática 5
Características das performances 7
Divisão dos Conjuntos 7
Divisão entre os atletas 7
Regras 10
Categoria Estreante – Nível 3 10
Categoria Intermediária – Nível 2 10
Categoria Elite – Nível 1 11
Exercícios Acrobáticos 11
Exercícios Estáticos 11
Exercícios Dinâmicos 12
ExercíciosIndividuais 13
Séries Combinadas 13
Exigências para a realização dos exercícios 14
Exercícios Estáticos 14
Exercícios Dinâmicos 15
Séries Combinadas 15
Requisitos Obrigatórios para Competição 16
Conclusão 17

Introdução


A Ginástica Acrobática surgiu nas nossas vidas durante a infância e faz parte do nosso desenvolvimento e amadurecimento juntamente com outras modalidades desportivas. No âmbito dadisciplina de Educação Física, foi-me proposto que realizasse um trabalho sobre esta mesma modalidade e, apesar do tema não ter sido eleito por mim, penso que irei desfrutar e lucrar com a realização do trabalho, pois é uma oportunidade para conhecer melhor e para voltar a estabelecer contacto com um desporto que está presente nas nossas vidas desde que somos pequeninos.
O objetivo deste trabalhoé apresentar a Ginástica Artística não superficialmente, mas sim como poucos a virão, a fundo, relatando a sua história, características específicas, e as suas principais regras e metodologias para que ela seja mais compreendida, divulgada e praticada dentro e fora do país...

O que é a Ginástica Acrobática?


A Ginástica Acrobática (anteriormente chamada de Desporto Acrobático e apelidado de"acro") é um desporto competitivo executado com parceiros que combina o poder, a força, e destreza atlética do Tumbling e da Ginástica Artística com a graça, arte, apresentação e musicalidade da dança, bem como bem como a confiança e camaradagem de uma parceria específica. Os atletas competem em pares, trios ou quartetos. Na primeira rodada da competição, cada grupo apresenta duas rotinascoreografadas: a determinação do balanço demonstra força, agilidade e flexibilidade. As suas bonitas pirâmides e manutenções exigem imensa concentração e cooperação entre os parceiros. O exercício dinâmico usa Tumbling rítmico, e elementos de "voo". Lances ousados, arremessos, capturas, e as sequências de queda pontuam a coreografia. Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrioe o tempo, e os acrobatas executam esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - numa área de piso elástico, que pode ser de 12 m x 12 m. O equilíbrio é exatamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base - assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura pelas outras) e outra pessoa - conhecida como ovolante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base. Os acrobatas considerados mais habilidosos têm aoportunidade de executar uma rotina combinada – uma mistura de equilíbrio e tempo – por exemplo, para mostrar quem é o melhor competidor.
Breve História da Ginástica Acrobática


Praticada por homens e mulheres, a Ginástica Acrobática é um dos desportos mais antigos do mundo. A palavra ginástica vem do grego "Gymnastike" e significa a arte ou o ato de exercitar o corpo de forma a fortificá-lo edar-lhe agilidade, já a palavra acrobacia, vem também do grego "Acrobates" cujo significado é ascensão, vir á tona, ir adiante.
Todos os desportos neste mundo têm a sua origem histórica, e a Ginástica Acrobática não é exceção. O seu início data de tempos muito antigos, desde 2300 a.C., no Egipto. Nos mais antigos monumentos Egípcios foram gravadas em baixo relevo gravuras da vida da época e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GINASTICA ACROBATICA
  • ginastica acrobatica
  • Ginastica acrobatica
  • ginastica acrobatica
  • ginástica acrobática
  • Ginástica acrobática
  • Ginastica acrobatica
  • Ginastica Acrobatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!