GIN STICA LABORAL TUANY E JOSIANE TABLEU ENFERMAGEM DO TRABALHO 1

2581 palavras 11 páginas
COLÉGIO TABLEAU

GINÁSTICA LABORAL
MEMBROS SUPERIORES

JOSIANE SOUZA E TUANY DE PAULA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL
NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS

INTRODUÇÃO Os primeiros registros da prática da Ginástica Laboral são de 1925 na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular.
Atualmente, em um país como o Brasil, infelizmente, as questões relacionadas com a adequação econômica dos ambientes de trabalho ainda estão longe de ser realidade. Apenas algumas empresas e instituições estão preocupadas em oferecer, aos seus colaboradores, condições ideais, não estando, a grande maioria, preocupada em investir na melhoria da qualidade de vida mas, apenas, com o que os trabalhadores poderão produzir.

Conceitos e definições

A Ginástica Laboral é a prática de exercícios, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade a prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem-estar individual, por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo.
Compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamentos da empresa, tendo como objetivo principal prevenir e diminuir os casos de LER/DORT.

CLASSIFICAÇÃO

Preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva.

_ Ginástica Laboral Preparatória
Atividade física realizada antes de se iniciar o trabalho, aquecendo e despertando o funcionário, com objetivo de prevenir acidentes de trabalho.

_Ginástica Laboral Compensatória
É composta por atividades físicas realizadas durante o expediente de trabalho, agindo de forma terapêutica, ou seja, exercitando músculos que foram trabalhados em excesso durante a jornada de trabalho, proporcionando um bem-estar físico, mental e social ao

Relacionados