Ginástica

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
Ginástica aeróbica

É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transportedesse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo (AFAA - Aerobic and Fitnes Association of America).
No final dos anos 60, o Dr. Kenneth Cooper desenvolveu, junto à Força Aérea Americana, uma avaliação para medir a condição cardiovascular dos militares, conhecido como teste dos 12 minutos. O teste correspondia à distância percorrida correndo ou caminhando nesse espaçode tempo.
No início da década de 70, Jack Sonensen desenvolveu um programa denominado "aerobic dancing”, já preocupado com as divisões da aula: flexibilidade, aquecimento, rotinas de dança aeróbica e esfriamento.
A parte principal da aula compreendia pequenas coreografias com música, utilizando passos simples, que duravam cerca de 15 a 30 minutos, enfatizando a continuidade.Porém, a proposta apresentada com maior fundamentação fisiológica e pedagógica foi desenvolvida pela Dra. Phillys C. Jacobson, denominado "Hookes on Aerobics ".
Na década de 80, houve um incremento significativo de programas de ginástica aeróbica e a sua implantação em clubes, academias e centros esportivos.
Objetivos e Benefícios
Fisiológicos:
Diminuição do percentual de gordura;melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular; melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiorrespiratório; promoção de bem estar e saúde; melhoria e aumento das capacidades físicas.
Motores:
Melhoria e aumento das capacidades motoras (coordenação, agilidade etc.); prevenção de problemas e vícios posturais; aumento do domínio espacial; aumento das habilidades motorasespecíficas; aumento da percepção e do reflexo.
Psicológicos:
Aumento da autoestima; combater o stress; adquirir hábitos de higiene e saúde; benefícios no desempenho sexual; percepção do corpo.
Técnicas de movimentação
Baixo impacto:
São exercícios onde não ocorrem qualquer tipo de saltitamento sobre um dos pés ou sobre os dois pés.
Alto impacto:
São exercícios onde ocorrem saltitamentos sobre umdos pés ou sobre os dois pés. Caracterizados, também, por existir fase aérea durante sua movimentação.
As técnicas de baixo e alto impacto poderão ser utilizadas combinadas entre si ou isoladamente.
Passos fundamentais
Em baixo impacto:
Marcha estacionária; caminhar ou andar; elevação de joelhos; step-touch (abre e fecha em dois tempos); grapevine (deslocamento lateral em quatrotempos); ½ polichinelo (2 tempos para abrir e 2 para fechar); twist, toque do pé à frente (calcanhar); afastamento lateral; elevação dos calcanhares.
Em alto impacto:
Correr, elevação de joelhos; polichinelo (1 tempo para abrir, 1 tempo para fechar); pêndulo; chute baixo para frente; chute baixo lateral; chute para trás; lunge (anteroposterior); troca de calcanhares.
Os passosfundamentais de baixo e alto impacto serão componentes utilizados na parte principal da aula para elaboração da coreografia e a eles serão adicionados movimentos de membros inferiores e elementos de ligação (transições).
Fatores importantes
A transição deve ser criada para seus alunos. Eles devem ser capazes de realizá-la e visualizá-la facilmente sem ficar parados, tentando ver o que aconteceu;Deve ser fluente, combinando o exercício que antecede com o que virá depois;
Não deve haver mudanças bruscas de direção ou alterações de ritmo e plano de execução;
Procure contar os últimos 4 tempos (...4;3;2;1) antes de efetuar a troca. Isso irá requerer mais atenção dos seus alunos. Quando acostumados a essa técnica, saberão que sempre virá uma nova informação após essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!