Ginástica

Páginas: 23 (5702 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1. CONDUTAS MOTORAS DE BASE
São resultados dos movimentos reflexos acompanhando as etapas evolutivas da criança, atingindo primeiramente seus movimentos básicos naturais e posteriormente com atuação dos grandes grupos musculares. Para este aspecto se resume o desenvolvimento de coordenação Motora-global e Fina; equilíbrio; postura; respiração.
1.1 COORDENAÇÃO MOTORA-GLOBAL E FINA
Coordenar ummovimento pode ser definido, segundo MEINEL apud BARBANTI (1986) “a capacidade de organizar os movimentos para atingir um objetivo determinado. A coordenação requer em primeira linha o trabalho muscular, principalmente, atividade muscular agonista e antagonista e aos respectivos processos parciais no sistema nervoso”.
Para KHIPHARD apud GUISELINE (1982) coordenação é definida ”como a atuaçãoconjunta harmônica e a mais possível de músculos, nervos e sentidos para a realização de movimentos exatos e equilibradamente seguro (motricidade voluntária) e reações rápidas adaptadas a situações (motricidade reflexa)”.
Portanto, sendo compreendida como componente qualitativa da motricidade, deve ser mencionada como características de uma boa coordenação a precisão de movimento, a economia e afluência de movimento.
CLASSIFICAÇÃO
A coordenação motora é normalmente classificada sob 2 principais categorias: motora geral e motora fina. A coordenação motora geral refere-se à aquisição de um uso mais eficiente dos músculos esqueléticos (grandes músculos) na produção de uma ação corporal global coordenada e efetiva. A coordenação motora fina resulta do desenvolvimento dos sistemas muscularesdelicados ou pequenos, a um grau em que eles podem desempenhar pequenos movimentos específicos (ou seja, cortar, segurar, agarrar, etc.).
A coordenação motora geral permite á criança a dominar o ambiente, transportando o corpo com controle através do espaço enquanto que a coordenação motora fina permite à criança dominar o ambiente ao manipular com eficiência os objetos.
Quando examinamos oprocesso pela qual as crianças desenvolvem sua coordenação motora a relação entre a percepção da atividade física assume uma importância fundamental. O corpo contém acima de 600 músculos, que permitem que nos movamos e nos comuniquemos. O cérebro controla os músculos do corpo, e a capacidade do cérebro em evitar os sinais adequados a esses músculos dependem de muitos fatores. Andar, escalar,equilibrar-se, agarrar e escrever é exemplos de atividades motoras que dependem da capacidade cerebral de interpretar com precisão a informação sensorial. Cada um desses atos bem sucedidos é dependente de milhares de experiências sensório-motoras prévias.
Dentro da coordenação motora fina existem três parâmetros: coordenação óculo manual, óculo pedal e músculo-facial.
A coordenação olho-mão ou óculo-manualrefere-se ao movimento das mãos associado á visão, como apanhar uma bola vinda em sua direção.
Exemplos:
- Passar um fio plástico em ponto de alinhavo em uma tabuinha perfurada;
- Bordado com agulhas em cartolinhas; e
- Bordado com agulha sobre desenhos.
5) Calcado: Desenvolve a coordenação delicada, exigindo dissociação manual e certo domino no manejo do lápis. Os primeiros exercícios sãorealizados com papel transparente e papel carbono, facilitando o traçado, pois permite observar através dele, se houve ou não coincidência com o desenho.
6) Desenho: Este ato psicomotor estabelece conceitos básicos para a orientação espacial, conhecimento e diferenciação de direita e esquerda. Os desenhos copiados tem o valor de controle do movimento e de ginástica mental e, os desenhos livres,aperfeiçoam a espontaneidade. Neste exercício, a criança excepcional desenvolve o grafismo e põe ao máximo a atuação e a memória visual, procurando o equilíbrio na verticalidade do traçado.
7) Contorno e colorido com lápis: É uma atividade que exige precisão de movimentos bimanuais, domínio do lápis e o freio inibitório para que respeite os limites de uma forma dada. O contorno desenvolve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!