Ginástica e ginástica laboral

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 Ginástica Laboral

A ginástica laboral  tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos  direcionados paraaquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que obtenham-se os resultados esperados.
Além dediminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforçorepetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa devidoa problemas de saúde.
A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração einteração entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.
Onde surgiu a ginástica laboral?
A princípiodenominada “ginástica de pausa para operários”, surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou aoJapão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país.
Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento daprodutividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.
Atualmente, menos pessoas são “consumidas” pelo trabalho do que no século XIX,mas em compensação a automação, a informatização e o avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam “operadores de máquinas”, ao mesmo tempo que afastou os trabalhadores uns dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral
  • ginastica laboral
  • Ginastica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!