Ginástica rítmica

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 6 de abril de 2012
UPE/ESEF
GINÁSTICA (LICENCIATURA/BACHARELADO)
PROFESSORA: PATRÍCIA PESSOA

GINÁSTICA RÍTMICA

CONCEITO:
É uma modalidade esportiva da ginástica que se caracteriza pela realização de movimentos corporais atrelados a um ritmo musical, com variação espacial e utilização de aparelhos manuais. PESSOA, (1999). Nos campeonatos oficiais da FIG. (Federação Internacional deGinástica) não constam no programa exercícios de conjunto e individuais sem aparelhos, entretanto o trabalho com os elementos corporais na iniciação é uma base indispensável para o manejo dos aparelhos.
Classificaremos a ginástica rítmica quanto à dimensão em: competitiva e não competitiva. Na competitiva há competições individuais e em conjunto, que é formado por cinco ginastas, e nademonstrativa há apresentações individuais, em duplas e em grupo sem número limitado de pessoas.

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA RÍTMICA COMPETITIVA
A ginástica rítmica enquanto competitiva apresenta-se de duas formas: individual e conjunto, obedecendo a algumas normas essenciais, possui como objetivo o rendimento e a busca dos resultados.
1 - Área de competição - No conjunto e noindividual a área de competição é de 13m X 13m
2 - Altura do ginásio - Em competições oficiais da FIG. o ginásio deve ter uma altura mínima de 8m.
3 - Tempo de duração dos exercícios - Os exercícios de conjunto deverão ter duração de 2 min. e 15 seg. a 2 min e 30 seg. e os exercícios individuais de 1 min e 15 seg. a 1 min e 30 seg. O tempo é contado a partir do primeiro movimento do ginasta e nãoda música.
4 - Música - Os exercícios individuais e de conjunto são obrigatoriamente acompanhadas por músicas, que deverão ser tocadas por um ou mais instrumentos musicais, sem vocal, podendo porém ter sofejo. As músicas devem possuir variações de ritmo. As séries podem começar simultaneamente, um pouco antes ou um pouco depois da música. Porém, devem acabar exatamente junto com o final damúsica.
5 - Roupa - As ginastas deverão se apresentar nas competições com uma malha de ginástica aderente ao corpo, sem decote nem cava grande, com ou sem manga (com exceção das alças finas que não estão autorizadas), lisas ou estampadas de cor livre . É permitido usar um macacão inteiro longo desde que seja aderente ao corpo e as pernas e uma saia colada à malha que não ultrapasse a altura doquadril. Também é permitido o uso de meia calça. Os pés devem estar nus ou com sapatilha. O cabelo deve estar preso. CÓDIGO DE PONTUAÇÃO,(2009).
6 - Aparelhos - Os aparelhos oficiais da ginástica rítmica são cinco: corda, arco, bola, maças e fita, estes aparelhos possuem dimensões oficiais regidos pelas normas da FIG.Nas competições oficiais da FIG, são realizadas duas competições de conjunto: umatodas as ginastas com o mesmo aparelho e outra 3 ginastas com um aparelho e 2 ginastas com outro aparelho diferente. Nas competições individuais, um aparelho fica de fora e as ginastas competem nos 4 aparelhos.
7 - Número de ginastas - Há competições individuais e em conjunto que é formado por cinco ginastas.
8 - Número de formações - O conjunto deve ter no mínimo seis formações diferentescom variações dos subgrupos.
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA RÍTMICA NÃO COMPETITIVA
Na ginástica rítmica demonstrativa todos estes aspectos devem ser desprezados, pois não há delimitação de espaço, tempo de duração dos exercícios, música, roupas, números de participantes e aparelhos utilizados, tudo é livre. Possui como objetivo massificar a ginástica sem uma preocupação com orendimento, pode ser utilizada em aulas de educação física, festivais de ginástica e abertura de jogos.

GINÁSTICA RÍTMICA MASCULINA
Atualmente a ginástica rítmica ainda é considerada um esporte feminino pela FIG, existe porém, uma grande manifestação na Ásia, especificamente no Japão, da inclusão dos homens nessa modalidade esportiva. Esse grupo realiza demonstrações por todo mundo e organiza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginástica rítmica
  • Ginástica Ritmica
  • Ginástica ritmíca
  • Ginástica Ritmica
  • ginastica ritmica
  • Ginástica rítmica
  • ginastica ritmica
  • ginastica ritmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!