Ginástica olimpica

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
GINÁSTICA OLIMPICA
"A Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça e domínio do corpo."
Frase retirada do livro "O Prazerda Ginástica".
A Ginástica Olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. O termo ginásticaorigina-se do grego gymnádzein, que significa "treinar" e, em sentido literal, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.

História: Foi na Grécia que a ginástica alcançou umlugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. Exercícios físicos eram motivo de competição entre os gregos, práticaque caiu em desuso com o domínio dos romanos, mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras. Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e oseu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa apenas no início do século XVIII. Foram então criadas as escolas alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos).Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), o Turnkunst, matriz essencial da ginástica olímpica hojepraticada.

Modalidades: A ginástica olímpica baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobreo cavalo , argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre cavalo (de 1,10 m de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 m e 1,50 m de altura), etrave de equilíbrio (de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).

Julgamento e Pontuação: Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Existem os elementos obrigatórios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ginastica olimpica
  • ginastica olímpica
  • ginastica olimpica
  • Ginastica Olimpica
  • Ginastica olimpica
  • Ginástica Olímpica
  • segurança na ginastica olimpica
  • ALONGAMENTOS GERAIS PARA GINASTICA OLIMPICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!