Ginástica laboral

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
.
Ginástica laboral
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dosfuncionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia basicamente em conjunto de alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membrosinferiores. Os tipos de alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhado, lembrando que é feita sempre orientada por um fisioterapeuta ou educador físico. Esse tipo de ginásticanão é de intensidade intensa e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.
A literatura sobre o tema traz dados sobre os primeiros registros da prática deginástica laboral como tendo surgidos na Polônia em 1925 sendo que os operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação. Alguns anos depois ela foi introduzida na Holanda e na Rússia. No inícioda década d e 1960, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. Os Estados Unidos a adotaram em 1968. Os norte-americanos criaram a International Management Review, umaimportante avaliação sobre a saúde do trabalhador a partir de exercícios físicos. Nesse mesmo período, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, envolveu 259 voluntários numa pesquisa, que obteveresultados significativos. Enquanto que, no Brasil, os registros pioneiros da ginástica laboral datam 1901. Algumas empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seusfuncionários.

Marquesini (2002) apresenta alguns tipos de ginástica laboral, sendo eles: 1) preparatória: é uma ginástica com duração geralmente de 5 a 10 minutos realizada antes do início dajornada de trabalho. Tem como objetivo preparar o funcionário para sua tarefa, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica laboral
  • ginastica laboral
  • Ginastica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!