Ginástica Laboral e Corretiva

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Trata-se de umconjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.
O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida, é programada para ser realizada no próprio posto detrabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para outro espaço físico e interferência na produção. Hoje em dia a ginástica laboral também vem sendo aplicada como inserção educativa em palestras e eventos para que o participante se sinta preparado para receber e absorver informações que lhes são transmitidas.
Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral érealizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade. São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos muscularesenvolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.
A duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários para se obter um resultado significante na musculatura (flexibilidade e força).
Visando uma melhora da qualidade de vida dos funcionários são realizadas as seguintes avaliações antes da prática das atividades de Ginástica Laboral,desta maneira pode-se levantar o perfil dos funcionários, sendo que cada funcionário recebe seu resultado das avaliações e a empresa recebe a avaliação individual e total dos funcionários:
Peso (em kg), altura (em cm), IMC (Índice de Massa Corpórea), pressão arterial, flexibilidade, postural (através de fotografias), percentual de gordura (através do adipômetro).
Após 03 meses serão realizadasnova bateria de avaliação com o intuito de ver a evolução do programa. Sabemos que as capacidades físicas e mentais de quaisquer pessoas devem estar equilibradas para que ela possa desenvolver-se em todos os sentidos com atenção, agilidade e urgência qualidade, trabalho em equipe, produção, satisfação de clientes e motivação. Partindo de todos estes princípios, a atividades da Ginástica Laboral,são apropriadas aos trabalhadores brasileiros com a duração de 05 a 15 minutos diários ou três vezes na semana, que tem como objetivo prevenir a LER/DORT, visando melhorar o dia a dia do funcionário, diminuir os efeitos do estresse e lesões cumulativas no ambiente de trabalho. Para envolver todos os grupos musculares do corpo, o programa de Ginástica Laboral pode ser desenvolvido em três fases:Preparatória
Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa) realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. Aumenta a circulaçãosangüínea à nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos



Compensatória
Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa), realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginástica Corretiva
  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral
  • ginastica laboral
  • Ginastica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica Laboral
  • Ginastica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!