Ginástica geral

Páginas: 35 (8638 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
Ginástica Geral

Histórico da ginástica no Brasil

O início da ginástica no Brasil ocorreu em diferentes situações ao longo de todo o tempo. Na escola, a ginástica une-se ao início da primeira escola de
educação física brasileira, pois as primeiras modalidades ensinadas foram a
Ginástica e a esgrima.
Os primeiros a se preocuparem com a saúde no Brasil foram os médicos higienistas queadotaram a ginástica com objetivo da melhoria da saúde e tinham com ênfase a biologia (anatomia e biologia). Pela falta de profissionais na área, os primeiros professores foram os militares.
Nesta época o preconceito com as mulheres era muito grande, e os militares fortaleciam ainda mais essa diferenciação, fortalecendo a inferioridade da mulher.
Os militares pregavam a eugenia, a melhoria da raça.Quem não gozasse de perfeita saúde era excluído da aula de educação física.
O primeiro método adotado pelo Brasil foi o francês.

A ginástica geral

A ginástica geral é totalmente demonstrativa, sem nenhum objetivo competitivo. Seu principal evento é gimnastrada, onde é possível que os praticantes desta atividade mostrem suas técnicas, estilos de dança, coreografias. Esta é realizada dequatro em quatro anos. A alemanha é o único país onde acontecem competições de ginástica geral.
A ginástica geral tem como objetivo a socialização, onde todos podem participar, e a falta de competitividade valoriza ainda mais este fato. Esta trabalha muito também a criatividade, pois, não tem materiais específicos para que ela seja executada.
Ginastica geral no brasil

Segundo alguns relatos, aginástica geral já existia no Brasil desde 1943, mas somente na década de oitenta começou a ser realmente difundida em nossa cultura. Pela participação de muitos brasileiros na gimnaestrada, teve um aumento muito expressivo na década de noventa.
Gimnaestrada é uma confraternização mundial da ginástica geral, onde não há nenhum objetivo competitivo e sim informativo, destacando a perfeição dosmovimentos, aperfeiçoamento de técnicas, discussões sobre novas tendências, apresentações de grupos de ginástica geral, entre outras atividades.

Benefícios físicos e psicológicos da ginatica para o desenvolvimento humano

A ginástica contribui muito para o desenvolvimento humano, pois, pelo seu aspecto motor, cognitivo, social e afetivo, pode ser considerada uma atividade completa. Suas capacidadesrequisitadas, que são: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade, servem como base para vários esportes. Alguns benefícios que podem ser obtidos, segundo estudos de Souza (1997), são:
Coordenação: aprendendo os fundamentos básicos da ginástica, o indivíduo desenvolve o equilíbrio, noção corporal e coordenação dos movimentos.
Confiança: o modelo de ensino adotado é sempre do mais simples parao mais complexo, e com o progresso nos exercícios o individuo adquire mais confiança própria.
Disciplina: para se obter um progresso nos movimentos, o individuo deverá treinar com muita disciplina, levando a sério o exercício proposto.
Organização: através de sua prática, o individuo aprende a se organizar, se concentrar em seu objetivo.
Todas estes objetivos são característicos da ginástica epode ser muito adequado para desenvolvimento humano, principalmente para um futuro atleta.

Benefícios da ginástica geral para o escolar

A ginástica geral pode trazer vários benefícios para a aula de educação física devido as suas características. Alguns destes benefícios são:
Valorização cultural: valorizando a cultural regional e integrando movimentos da mesma na aula;
Diversidade: apossibilidade de trabalhar com uma quantidade bem diversificada de materiais;
Regras simples e socialização: não forma um ambiente competitivo, podendo a todos participarem;
Criatividade: não possui elementos obrigatórios podendo diversificar de acordo com a criatividade do professor ou dos alunos.

Ginástica geral e educação física escolar

A sociedade caracterizou a ginástica geral como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • GINASTICA GERAL
  • ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!