Ginástica Geral na escola

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
Ginástica geral na escola: Uma proposta metodológica
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir a Ginástica como conteúdo da Educação Física escolar, por meio da ginástica geral como proposta metodológica. Tal proposta tem como perspectiva a integração de diversas manifestações genéticas e outros componentes da cultura corporal, sendo sua principal característica a ausência da competição.Introdução
Ginástica no contexto da Educação física escolar foi historicamente construída a partir de determinados modelos, especialmente as escolas de ginásticas da Europa. O caráter esportivizado também foi uma característica marcante. No decorrer dos anos, a formação profissional em educação física enfatizou tais modelos, e conseqüentemente, grande parte dos professores, no contexto daprática pedagógica escolar, ora apresenta a ginástica baseada nestes modelos ou optam pela ausência, perante a alegação de falta de equipamentos e ou instalação adequadas, confundindo assim, as modalidades gênicas competitivas (artística\ olímpica, rítmica dentre outras) com a ginástica e si, gerando dessa forma, a elitização de tal prática (coletivo de autores, 1992)
Perante está constatações, oobjetivo deste trabalho, é discutir uma possível forma de intervenção pedagógica através da genética como conteúdo da Educação física escolar. Acreditamos que esta possibilidade se concretize por eu da ginástica geral (GG) na medida em que esta tem como perspectiva a integração das diversas manifestações gênicas e outros componentes da cultura corporal sendo sua principal característica a ausência dacompetição.
A GG pode proporcionar, alem do divertimento a satisfação provocada pela própria atividade ( à medida que busca o resgate do núcleo primordial da genética o divertimento) o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e da participação, a apreensão pelos alunos de inúmeras interpretações da genética e a busca de novos significados e possibilidades de expressão gênica. (Ayoub,2003)
Asatividades são oportunidades privilegiadas, por que são geradas criativa e espontaneamente, a partir da tomada de contato com o outro, da percepção e reflexão sobre as pessoas ela realidade na qual são inseridas. Apresenta-se então dotada de um caráter de autonomia, liberdade o que favorece também o convívio em novos grupos, fazendo com que o indivíduo alargue as fronteiras do seu mundo eintensifique assim suas comunicações. As vivencias no campo de GG tem função de socialização, alem de solidariedade e identificação social. Assim podemos considerá-la como elemento privilegiado no contexto educativo.
No que diz respeito à educação física escolar, nosso entendimento é de que a mesma constitui-se como prática pedagógica, que trata política e pedagogicamente dos temas da cultura corporal(jogo, dança, esporte, lutas, ginástica) visando aprender a expressão corporal como linguagem (Coletivos de autores, 1992) Desta forma pode contribuir para a formação de indivíduos críticos e criativos e intervir de forma significativa em sua realidade social.

Ginástica como prática privilegiada de Educação Física
O século XIX constitui-se um importante período para a coprenção das raízes daginástica moderna e da Educação Física. Entretanto a ginástica não é algo recente na sociedade. Segundo ROUYER sua denominação remonta aos agrupamentos desportivos gregos, como arte de exercitar o corpo nu. Essa associação entre exercício físico e a nudez, traz o sentido do despido, do simples, do livre, do limpo, do desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro, do puro (ayoub 2003)A partir do início do século XIX, a ginástica passou a ser considerada científica, fruto de distintos formas de pensar o exercício físico em países da Europa. Surgindo assim o movimento ginasta Europeu.
Possui em seu interior princípios de ordem e disciplina que podem ser potencializados. Para sua aceitação, porem, estes princípios de disciplina e ordem não são suficientes. Ao movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INPLANTAO DA GINASTICA GERAL NAS ESCOLA
  • Implantacao de ginastica geral na escola
  • Ginástica geral na escola
  • As possibilidades reais de implantação de aulas de Ginástica Geral nas escolas
  • A ginástica geral e a ginástica para todos
  • Ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • GINASTICA GERAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!