Ginástica artistica

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

O professor Marcelo Miyashiro - Bacharelando em Educação Física - USP - 2003. Destaca que existem crenças e incertezas do público em geral acerca da influência da atividade física e do treinamento esportivo sobre o crescimento em estatura de crianças e adolescentes. A atividade física regular é freqüentemente recomendada como favorecedora desse processo. Por outro lado,  otreinamento esportivo em ginástica artística é muitas vezes apontado como sendo a causa da baixa estatura relativa dos atletas nessa disciplina. Afirmações como "quem faz ginástica olímpica fica baixinho" são comuns. Portanto, será apresentado neste trabalho o que realmente apresentam as pesquisas científicas sobre a polêmica em questão. Será que a Ginástica Artística realmente tem influência direta naalteração do desenvolvimento físico das crianças?

O professor Marcelo Miyashiro, indaga. Afinal, existe ou não influência da atividade física e do treinamento esportivo sobre a estatura? Se existe, será positiva ou negativa? Como a ginástica artística se encaixa nesse contexto?

1.1 Atividade física regular versus treinamento esportivo

Inicialmente, convém estabelecer de maneira geral adiferença entre atividade física regular e treinamento esportivo.
Atividade física regular corresponde à prática de determinada atividade ou disciplina(s) atlética(s) (como natação, basquete, ginástica, etc.) com determinada freqüência e com objetivos de saúde ou bem-estar e lazer.
O treinamento esportivo diz respeito à especialização na prática de uma disciplina atlética, de maneira metódica efreqüentemente rigorosa, com objetivos de competição.

1.2 Atividade física regular e crescimento em estatura

De acordo com MALINA (1989, 1991), a prática regular de atividade física tem pouco ou nenhum efeito sobre o crescimento em estatura. Contrariamente a tal afirmação, em certos estudos que compararam grupos de indivíduos submetidos a um certo período de treinamento com indivíduosinativos, foram observadas diferenças nas velocidades de crescimento entre os grupos. A aparente controvérsia pode ser esclarecida pelo fato de que nesses estudos não se controlou a seleção dos indivíduos nem os seus respectivos estados maturacionais. Sendo o grau de maturação um fator de fundamental importância sobre a velocidade de crescimento, não se pode saber até que ponto os resultados dessesestudos se devem realmente ao treinamento ou simplesmente a estágios maturacionais diferentes dos indivíduos (MALINA, 1989 e 1991).
É importante observar que a total inatividade física, em casos extremos (por exemplo, crianças que por algum motivo não desenvolvem sequer atividades comuns do dia a dia, como ir à escola ou brincar), pode ser prejudicial ao crescimento (FORJAZ, 2003).
Assim, pode-seconcluir que a atividade física é um estímulo fundamental ao crescimento, embora não se saiba ainda exatamente quanto de atividade seja necessário para garantir um crescimento normal. Supõe-se que as atividades comuns do dia-a-dia sejam suficientes para tal processo (MALINA, 1989).

1.3 Treinamento esportivo e crescimento em estatura

BAXTER JONES et al. (1995), ao citarem MALINA (1994), afirmamque o treinamento intenso a que são submetidos os jovens atletas tem pouco ou nenhum efeito sobre o crescimento em estatura. Os problemas de tentar uma relação de causa e efeito entre treinamento esportivo e crescimento são apontados por MALINA (1989, 1991), ao comparar natação e ginástica artística:
* Uma semelhança importante entre natação e ginástica artística é que em ambas as disciplinasse inicia o treino muito cedo, entre 6 e 7 anos de idade;
* Embora ginastas e nadadores treinem por muitos anos, os nadadores são geralmente muito mais altos que os ginastas, no final da infância e começo da adolescência;
* Um detalhe importante é que mesmo antes do início do processo de treinamento, os nadadores já possuíam estatura maior que a média, enquanto os ginastas já tinham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica Artistica
  • ginastica artistica
  • ginastica artistica
  • Ginastica Artistica
  • Ginástica Artística
  • Ginastica artistica
  • Ginastica artística
  • ginastica artistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!