Ginástica Alternativa

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
O que é a ginástica alternativa?
A ginástica alternativa, ou ginástica terapêutica, vai além do exercício pela beleza, ela trata. Pode ser problemas decorrentes de estresse, má postura e mesmo reabilitação física. Emagrecer e tonificar vêm como resultado de você estar cuidando da sua saúde mental e espiritual, é claro que, também em decorrência dos exercícios que serão praticados.
Vamosabordar alguns tipos de ginástica alternativa e você certamente encontrará um que vai lhe conquistar. Acompanhe o nosso artigo.
Alongamento
O alongamento é um exercício direcionado ao aumento da flexibilidade muscular e melhora do movimento das articulações. Os exercícios de alongamento promovem o bom funcionamento do nosso corpo, dando mais elasticidade e agilidade e ainda ajudando a prevenirlesões.
É um tipo de exercício que pode ser feito em qualquer momento, inclusive em intervalos do trabalho ou dos estudos, pois o alongamento também ajuda a relaxar o corpo e a mente. É ótimo em momentos de pressão, de ansiedade e estresse, dá uma “quebrada” nessas situações e proporcionam descanso e relaxamento necessários, seja para a tomada de decisões ou para o retorno às atividades que se estavafazendo.
O alongamento é normalmente a parte que antecede a prática de qualquer atividade física, mas fazer sessões somente de alongamento trará muitos benefícios à sua saúde – além dos que citamos acima, também ajuda a ativar a circulação sanguínea e a tonificar os músculos.
Dicas para uma boa sessão de alongamento:
Respirar fundo aumenta o relaxamento e dá o ritmo ao exercício. Respire lentae profundamente.
Se notar que não vai conseguir determinado exercício, não force. Respeitoeo seu limite e não se preocupe, aos poucos o corpo vai acostumando e você consegue avançar.
Uma das vantagens do alongamento é que você pode fazê-lo assistindo TV, por exemplo. Enquanto faz os exercícios distraia-se vendo seu programa favorito – isso torna a prática de exercícios menos aborrecida (paraquem tem esse pensamento).
Pilates
O pilates também trabalha o alongamento dos músculos, além da tonificação e a fortificação do corpo. É um exercício de condicionamento – físico e mental,  que nos leva a ter consciência do nosso corpo e desenvolver o equilíbrio do mesmo.
É um método indicado e  utilizado também por fisioterapeutas, para pacientes com problemas musculares e ósseos, ou que sofremde dores crônicas. Melhorar a coordenação motora e controlar a respiração são outros resultados que o pilates proporciona. O controle da respiração ajuda a controlar a ansiedade, que é para algumas pessoas o que causa o aumento de peso – pode-se dizer que indiretamente, e em alguns casos, ele auxilia em um processo de emagrecimento. E ainda, ajuda a combater um dos grandes males modernos: oestresse.
É outro tipo de ginástica alternativa, que através de seus exercícios trabalha tanto o corpo quanto a mente. Recomenda-se que este exercício seja sempre acompanhado por um profissional da área, que orientarão os exercícios de acordo com os limites de quem está praticando o exercício.
Yoga
Das técnicas orientais, o Yoga é uma das mais difundidas e procuradas pelo mundo. Ter mais saúdepelo fortalecimento do seu corpo físico e trabalhar a concentração e exercitar a mente, são alguns resultados que se obtém pela prática do yoga.
O yoga ajuda a realinhar a postura, auxilia no sistema neuroendocrinológico e a regular os batimentos cardíacos, aumenta a capacidade respiratória, ajuda no fortalecimento e tonificação muscular. Ensina as pessoas a ter consciência do corpo, a conhecê-lo esaber como lidar com ele em diferentes situações – como estresse e ansiedade, por exemplo.
Há vários tipos de yoga, para diversos fins. Enquanto uns direcionam o trabalho para a mente, outros o direcionam para o esforço físico. Não que eles não se complementem, apenas o foco que muda.
Através das posturas é que se chega a resultados de uma ginástica alternativa, pois elas exigem bastante do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginástica Alternativa
  • Ginástica Alternativa
  • Ginástica Alternativa
  • ginastica alternativa
  • Ginastica alternativa
  • ginastica alternativa: yoga,Lian Gong, Shiatsu e pilates.
  • Alternativa
  • Alternativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!