Ginásio do padre: o ensino para poucos. leitura histórica de valença nos degraus da educação

Páginas: 21 (5108 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2013
GINÁSIO DO PADRE: O ENSINO PARA POUCOS.
LEITURA HISTÓRICA DE VALENÇA NOS DEGRAUS DA EDUCAÇÃO[1]
KÁSSIO FERNANDO DA SILVA GOMES *
O presente trabalho corroborado com outros de igual teor, tem como finalidade despretensiosa, abrir mais algumas lacunas contextuais sobre a História da Educação no Piauí, tão resumidamentedestacada em obras gerais que tratam do processo de formação educacional do Brasil.
Ferro (1996, p.26) citado na obra “A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889” de Alcebíades Costa Filho (2006), afirmou:

Se a área de estudos sobre a história da educação no Brasil ainda é considerada incipiente, no caso do Piauí, esta desinformação é muito mais acentuada.Há carência de publicações específicas sobre o assunto. Esta lacuna é sentida em cursos de formação de professores e alunos, e impõe-se a necessidade e urgência de resgatar esta história.

Ainda que o elemento prioritário de nosso estudo seja o sistema oficial de ensino na cidade de Valença do Piauí, impõe-se destacar as formas alternativas de ensino, como elementos da história oral, importantesnas entrelinhas do texto para o conhecimento das formas de ensino-aprendizagem no interior do sertão piauiense; valendo-se para isto de uma lupa historiográfica capaz de transformar a investigação em material didático-referencial para estudos posteriores e mais aprofundados acerca do tema.
Sob as lentes da história[2] procuramos no decorrer do texto apresentar ao leitor a oscilação destas sobreo espaço territorial da Grande Valença em movimentos horizontal e vertical, estratégia sugerida por Maria Lúcia Hilsdorf que “não deixa de se assemelhar aos conselhos de Jacques Revel quando propõe o jogo de escalas como forma de acercamento ao real” (VIDAL; FILHO, 2005, p. 1).
Alarga o espectro da análise a visibilidade que o texto procura dar à assincronia do discurso educacional e sua difusãoem Valença do Piauí do século XVIII aos dias de hoje, conferindo à ênfase documental primária, especificamente recolhida de um conjunto (pequeno é bom que se frise) de balanços já publicados sobre a questão, um caráter minucioso de escrita que abarca o espaço territorial e o aspecto intelectual em estudo.
Como alertam Pierre Bourdieu e Michel de Certeau a noção de território do nosso estudo édupla. “Tanto contempla o espaço geográfico sobre o qual se estende o estudo, “neste caso o da região da Grande Valença”[3], quanto o campo de pesquisa e produção de conhecimento, regulado pelos ditames de uma disciplina, a História da Educação.” (VIDAL; FILHO, 2005, p. 31).
Assim convidamos o leitor a imergir nesse estudo que visa registrar curta e detalhadamente os mecanismos que motivaram osurgimento do ensino formal em Valença do Piauí, sob as lentes que pairam sobre a figura de Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques e outros sujeitos da história. Ao tempo em que conferindo a análise documental disponível o leitor possa trabalhar mentalmente na construção de imagens sobre o presente, anos da formalização e informalização do ensino, e o passado difusamente tido como o domínio daescola preliminar na região valenciana.
















COEXISTÊNCIA E COMPLEMENTARIDADE DOS ENSINOS
FORMAL E INFORMAL EM VALENÇA DO PIAUÍ:
O SURGIMENTO DAS ESCOLAS-FAMÍLIAS

No Piauí de modo geral, como em outros estados brasileiros, coexistiu paralelamente ao sistema de ensino oficial, outras formas alternativas de ensino de natureza privada.
O ponto de partida para aformatação do modelo educacional do Piauí foi a morte de Domingos Afonso Mafrense, em 1711. As fazendas de gado antes em seu poder passaram a partir de então para o domínio dos padres Jesuítas do ciclo maranhense[4]. Mas como o envolvimento destes com a condução administrativa das fazendas de Mafrense foi tamanho, as atividades culturais e educacionais só tiveram destaque no ano de 1733, quando foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura Histórica da Educação e Materialismo Histórico Dialético
  • A importancia da leitura na educação infantil e no ensino fundamental
  • A LEITURA DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O Ensino da Leitura
  • Leitura e ensino
  • Leitura e ensino
  • O ensino da leitura
  • Leitura e Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!