gilmaro2

293 palavras 2 páginas
Faculdade Ruy Barbosa (Devry Brasil)
Curso: Psicologia
Disciplina: As dependências químicas
Turno: Matutino
Docente: Gilmaro
Discente: Matheus Brasil

1-Qual a idéia principal do autor e objetivos com o texto?
Apresentar a droga em seus contextos históricos e a tendência inerente ao homem de usar substancias, seja em quaisquer canto do mundo, a necessidade de aliviar dor ou até mesmo pelo bel prazer, é inevitável e trazer até atualmente, a droga como inimigo imaginário da sociedade, onde a vitima é hostilizada e transformada em bode-espiatório. E que a proibição da droga, sempre só trazer graves conseqüências ao pobre, negro, usuários etc.
2- Quais os conceitos principais? Estigmatização da droga ilícita sanções sociais rituais sociais.
3- Quais críticas podem ser realizadas?

O foco das políticas na droga e que essa política de guerra contra as drogas, só quem sai perdendo é a sociedade como todo, mas não a economia, não as autoridades e as damas do tráfico, o trafico sempre continuará existindo porque movimenta economia e sacia um desejo inerente ao homem de entorpecer-se, ou de conectar-se com divindades, ou de interações sociais.
4- Relate como esse ou esses conceitos podem ser úteis na prática do psicólogo
Ajuda no controle social de agravos e prevenções de agravos, dependências, limitar os efeitos indesejáveis ( redução de danos) ajudar na auto regulação do sujeito com a droga, etc. a auto-regulação deve ser entendida como mais do que a simples limitação do uso, devendo-se também levar em conta a prevenção e o gerenciamento de problemas ligados às substâncias psicoativas e que, para tanto, seria necessário adotar um ponto de vista multidimensional. A prática do psicólogo deve e pode diminuir os impactos das estigmas da droga ilícita, evitando uma erosão na “estrutura de vida”.

Relacionados