gilllesa

327 palavras 2 páginas
MINHA PARTE

QUESTAO 1) A bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. Na maioria das vezes o próprio organismo é capaz de eliminá-las sem que ocorra a infecção. Septicemia: sepse + bacteremia. Na septicemia além do processo inflamatório intenso há também a multiplicação de bactérias no sangue, algumas vezes com liberação de toxinas, deixando o quadro clínico ainda pior.

Questão 2) A hemocultura auxilia no diagnóstico de septicemias, bacteriemias e fungemias e está indicada nas enfermidades febris agudas (meningite, pneumonia), nas endocardites agudas e subagudas, nas febres de origem desconhecidas.

Questão 3
a) Deve-se realizar uma cuidadosa antissepsia do local a ser puncionado imediatamente antes da coleta. Esta antissepsia pode ser realizada com álcool iodado 1%, esperando-se secar e em seguida com álcool a 70%. Uma desinfecção da tampa do frasco também deve ser realizada. Deve-se coletar a amostra na ascensão da temperatura e antes do uso de antibiótico. Em pacientes com febre constante, pode-se coletar em qualquer horário. A amostra é coletada com seringa e agulha descartáveis e transferida para o frasco de hemocultura sem trocar a agulha.
b) Deve compreender, pelo menos, 2 frascos, sendo um aeróbio e outro anaeróbio ou dois aeróbios
c) Adulto: 8-10 mL em frasco aeróbio e 8-10 mL em frasco anaeróbio
Crianças de 1 a 6 anos: 3-5 mL nos frascos pediátricos
Recém-nascidos: até 1,5 mL em frascos pediátricos

Questão 9) Todos os isoladoscaracterizados como Staphylococcus aureus e 83,3% dos estafilococos coagulase negativosforam resistentes a ampicilina e 66,7% resistentes a oxacilina. Todos os cocos gram-positivos foram sensíveis à linezolida e à vancomicina, e 68,7% ao trimetoprim-sulfametoxazol. As enterobacterias: resistentes a ampicilina (100%), trimetoprim-sulfametoxazol (70%) e piperacilina (60%). Todos os isolados foram sensíveis as carbapenemas e 3 Klebsiella pneumoniae(50%) foram produtoras de beta-lactamases de espectro

Relacionados