Gilberto Freyre

Páginas: 13 (3009 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
FASG – FACULDADE SÃO GABRIEL DA PALHA


Adilah Brunow Martins






SOCIÓLOGOS DA EDUCÇÃO






























São Gabriel da Palha-ES
24 de novembro de 2014








INTRODUÇÂO

Gilberto Freyre, destacou se como um grande sociólogo trazendo grandes contribuições para a educação. Tornou-se conhecido pelos seus escritos nacional einternacionalmente, onde recebeu diversos prêmios e homenagens nos EUA e na Europa, por seus estudos e pesquisas. Nasceu no Recife, em 15 de março de 1900 e faleceu em 18 de julho de 1987. Quando criança teve dificuldades em aprender a escrever, mas sua potencialidade, na época, era centralizada em desenhos nos quais se destacava e chamava a atenção por sua criatividade. Surpreendeu a todos ao tornar-seum grande aluno com capacidades múltiplas, voltadas para, poesia, pesquisa. Aos 17 anos, foi para os Estados Unidos como bolsista, fixando-se no Texas, onde ingressou na Universidade de Baylor. Estudou artes liberais ao nível de graduação e especializou-se em política e sociologia. Viajou para a Europa, visitando vários países, completando sua formação acadêmica; durante o período em que ficou noexterior, escrevia artigos para o Jornal Diário de Pernambuco, Brasil.
Em 1926, no governo de Estácio Coimbra, foi nomeado secretário particular e encarregado do jornal oficioso A Província. Foi professor de Sociologia da Escola Normal. Entre 1933 e 1937 escreveu três livros voltados para o problema da formação da sociedade patriarcal no Brasil: Sobrados e Mucambos, Nordeste e Casa Grande &Senzala, (sendo este livro, um de seus maiores trabalhos, e o que mais lhe rendeu críticas por ser considerado, por alguns, uma apologia à democracia racial brasileira).







GILBERTO FREYRE

Gilberto Freyre (1900-1987) escreveu 67 livros, sendo Casa Grande & Senzala a sua maior obra, publicada em 1933, e que se tornou um clássico sobre a história da formação da sociedade brasileira, aoapresentar novos conceitos sobre a formação da sociedade brasileira, considerando a mistura de "três raças": índios, africanos e portugueses. Autor de Sobrados e Mocambos foi o escritor brasileiro que mais recebeu homenagens de universidades da Europa e dos EUA.
Filho de Alfredo Freyre (juiz e catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito do Recife) e de Francisca de Mello Freyre,Gilberto Freyre é de família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores portugueses do Brasil. Custou a aprender a escrever, fazendo-se notar pelos desenhos. Teve aulas particulares com o pintor Telles Júnior, que reclamava de sua insistência em deformar os modelos. Começou a aprender a ler e escrever em inglês com Mr. Williams, que elogiava seus desenhos.
Quando jovem, tornou-seprotestante batista, chegando a ser missionário e a frequentar igrejas batistas norte-americanas. Durante o período de estudos na universidade americana, Freyre teve contato com o antropólogo Franz Boas, que viria a ser a principal referência na elaboração de uma linha de pensamento que diferenciava raça e cultura, seu papel no mundo moderno. Gilberto de Melo Freire, que como escritor assinavaGilberto Freyre, nasceu em Recife PE. Fez estudos primários e secundários no Colégio Americano Gilreath e seguiu depois para os Estados Unidos, onde cursou as universidades de Baylor (Waco, Texas) e Colúmbia (Nova York).
Casa Grande & Senzala foi seu primeiro e mais conhecido livro publicado no ano de 1933 e escrito em Portugal. Nele, Freyre rechaça as doutrinas racistas de branqueamento do Brasil.Baseado em Franz Boas, demonstrou que o determinismo racial ou climático não influencia no desenvolvimento de um país. Entretanto, essa obra deu origem ao mito da democracia racial no Brasil, com relações harmônicas Inter étnicas que mitigariam a escravidão brasileira, que, segundo Freyre, fora melhor que a norte-americana. Na verdade, esclareça-se, em nenhuma passagem do livro Casa-Grande & Senzala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gilberto freyre
  • gilberto Freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • gilberto freyre
  • Gilberto freyre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!