gilberto Freyre

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Sua principal obra foi publicada em 1933: "Casa-grande & Senzala", livro que revolucionou a intelectualidade da época ao apresentar novos conceitos sobre a formação da sociedade brasileira,considerando a mistura de "três raças": índios, africanos e portugueses.
Durante o período de estudos na universidade americana, Freyre teve contato com o antropólogo Franz Boas, que viria a ser a principalreferência na elaboração de uma linha de pensamento que diferenciava raça e cultura, separava herança cultural de herança étnica e considerava o conceito antropológico de cultura como o conjunto doscostumes, hábitos e crenças do povo brasileiro.
Hoje, mesmo tendo aspectos de sua obra criticados (veja abaixo), Gilberto Freyre ainda inspira estudos e conquista admiradores. Ele foi tema de exposiçãomajestosa no Museu da Língua Portuguesa, entre novembro de 2007 e maio de 2008, que reuniu acervo da Fundação que leva seu nome, criada meses antes de sua morte, ocorrida em 18 de julho de 1987. E,no ano passado, foi tema do livro "Gilberto Freyre-Social theory in the tropics", lançado pelo conhecido historiador da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Peter Burke e sua mulher, a brasileiraMaria Lúcia Garcia Palhares Burke, do Centro de Estudos Latino-americanos da mesma universidade. A obra situa-o em seu contexto cultural e político, sem ocultar as críticas, mas reconhecendo tambémsuas enormes contribuições à compreensão da sociedade brasileira.
Mas, afinal, quais são essas contribuições?
Certamente são muitas, mas destaca-se, no aspecto da historiografia, a maneira inovadora deconsiderar a história, não por meio de grandes feitos, mas sim pela análise da vida cotidiana, incluindo-se aí relatos orais e documentos manuscritos.
Teria sido ele, então, um dos primeiros apensar em "patrimônio imaterial"? Muitos acreditam que sim. "Ele foi o precursor do conceito de patrimônio imaterial, conceito este que se concretizou com enorme sucesso", afirmou Antonio Carlos Sartini,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gilberto freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • gilberto freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!