Gilberto freyre

Páginas: 3 (598 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Por meio de sua obra “Casa Grande e Senzala”, Gilberto Freyre, diferenciando-se do pensamento vigente em sua época, que buscava responsabilizar o negro pelo atraso sócio-econômico brasileiro,expressou, de forma inovadora, a contribuição do negro na formação sócio-cultural brasileira. Freyre, atribui ao sistema escravista o atraso econômico brasileiro, em comparação ás outras grandes nações domundo.
Afirmava que o sistema escravista gerou profundas desigualdades sociais entre a maior parte da população, constituída por negros e seus descendentes, e os europeus e seus descendentes, sendo oprincipal responsável por essas mazelas. Além disso, este sistema criou uma concentração latifundiária, que provoca entraves para um sistema econômico mais dinâmico. Assim, analisa que as condiçõesimpostas ao negro, trabalho escravo, abafaram nele muitas de suas melhores tendências criadoras, fazendo acentuarem-se outras, artificiais e até mórbidas. Portanto, observa que as circunstânciasculturais e econômicas nas quais se deram o contato do negro com o branco, tornaram-no agentes patogênicos, mas a serviço do branco.
Expondo sua obra 1933, revoluciona o pensamento social sobre o Brasil, e,ainda que recebendo várias críticas, tanto na sua forma de expor suas idéias, relacionada a uma escrita “chula e obscena”, quanto na sua forma de pensar o Brasil, influenciou, posteriormente, outrosgrandes escritores brasileiros.
No plano cultural e de influência na formação social do Brasil, Gilberto Freyre, identifica no negro uma superioridade em relação ao indígena e até mesmo ao português,em vários aspectos da cultura social e moral, principalmente da técnica e da artística. Não obstante, por meio da antropologia cultural e da história social africana busca indicar que o Brasil pareceter sido beneficiado com um elemento melhor da colonização africana do que em outros países da América. Ou seja, observa que há diferenças entre os negros africanos, o que impossibilita um olhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gilberto freyre
  • gilberto Freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • gilberto freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!