gil vicente

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Poeta e dramaturgo português, Gil Vicente  é considerado por muitos estudiosos o pioneiro no teatro de Portugal, chamando-o de “Pai do teatro português”. Ficou famoso por sua obra chamada “A Farsade Inês Pereira”, e também foi autor de “Auto da Barca do Inferno”. As obras do poeta marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento  (século XVI). Pouco se sabe sobre a vidapessoal de Gil Vicente, mas alguns estudos recentes afirmam que há grandes possibilidades de o autor ter nascido na cidade de Guimarães, em Portugal, no ano de 1466 e falecido em 1536, pois foi a partirdeste ano que deixaram de encontrar qualquer referência ao seu nome nos documentos da época, além de ter parado de escrever durante esse tempo também. Gil se casou duas vezes e teve, ao todo, cincofilhos.
A obra vicentina
Pode-se ter a obra do autor português como um reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento. Seu primeiro trabalho foi a peça em castelhano“Auto da Visitação”, que também ganhou o título de “Monólogo do Vaqueiro”, foi representada nos aposentos da Rainha D. Maria, a consorte de Dom Manuel, na celebração do nascimento do príncipe que viria aser o futuro D. João III. Foi essa representação que atribuiu o marco de partida da história do teatro português. Com o grande sucesso do seu trabalho no palácio, Gil Vicente se tornou o responsávelpela organização dos eventos da realeza. Podemos lembrar de Vicente como o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Luís de Camões, que influenciou a cultura popularde Portugal.
As peças de Vicente são classificadas, por ele, em três grupos: obras de devoção, farsas e comédias. O filho do dramaturgo acrescentou uma nova classificação: a tragicomédia. Porém emtempos não tão passados, estudiosos resolveram considerar a obra em: autos de moralidade, cavaleirescos, pastoris, farsas e alegorias de temas profundos. No entanto, é importante lembrar que, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gil vicente
  • Gil vicente
  • Gil Vicente
  • gil vicente
  • Gil Vicente
  • Gil vicente
  • Gil vicente
  • Gil vicente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!