Gil vicente

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
 Gil Vicente :
Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " Afarsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI). Gil Vicente nasceu na cidade de Guimarães (Portugal) em 1466. 
Local denascimento e ano hipotético (mais prováveis de acordo com estudos recentes) Sua primeira obra conhecida, a peça “Auto da Visitação”, foi apresentada à rainha D. Maria em 1502 e tinha inspiração na adoraçãodos reis magos. A peça, além de escrita, foi também encenada por ele. Em 1506, foi apresentada a peça “A Custódia de Belém” para o mosteiro dos Jerônimos.
O filho de Gil Vicente, Luís Vicente,classificou a obra do pai em duas categorias: autos e mistérios (de caráter sagrado) e as comédias e farsas (de caráter profano). Mas é possível encontrar em obras como “Trilogia das Barcas” elementos que seintercalam. Sua obra prima é a trilogia de sátiras “Auto da Barca do Inferno” (1516), “Auto da Barca do Purgatório” (1518) e “Auto da Barca da Glória” (1519). A peça “Auto da Barca do inferno” possuium único espaço físico e duas personagens permanentes, o diabo e o anjo, que são os julgadores dos outros personagens que rumarão para a barca do inferno ou para a barca da glória. Em 1523, escreveu a“Farsa de Inês Pereira”, considerada sua obra mais competente do ponto de vista estrutural, cujo personagem central era Inês, fútil e preguiçosa, desejosa de um casamento que lhe livrasse do tédio davida solteira, mas não conseguia ser feliz com os maridos.
Grande retrator da sociedade portuguesa do século XVI, Gil Vicente foi um dos maiores autores satíricos. Ele usou em sua obra elementos dacultura portuguesa e personagens do imaginário popular. Também escreveu poemas ao estilo das cantigas dos trovadores medievais. 
Principais obras de Gil Vicente
Auto Pastoril Castelhano (1502)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gil vicente
  • Gil vicente
  • Gil Vicente
  • gil vicente
  • Gil Vicente
  • Gil vicente
  • Gil vicente
  • Gil vicente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!