Giinastica

563 palavras 3 páginas
Ginástica

A ginástica é um desporto que se caracteriza pela prática de um conjunto de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Surgiu no início do século XIX e rapidamente se desenvolveu até ao nível que conhecemos hoje.
A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma actividade exclusivamente masculina. Existem 4 tipos de ginástica: ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática e ginástica aeróbica.

-Ginástica Artística: é um conjunto de exercícios corporais sistematizados realizados no solo ou com auxílio de aparelhos. Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes (solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.) As mulheres disputam somente em quatro aparelhos (trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.)
-Ginástica Rítmica: uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão.
-Ginástica Acrobática: Esta disciplina requer do ginasta coragem,

Relacionados