GIFU KITAGATA APARTMENT BUILDING

1934 palavras 8 páginas
GIFU KITAGATA APARTMENT BUILDING- SEJIMA WING, JAPAN

Kazuyo Sejima
Arquiteta
Kazuyo Sejima é um arquiteta japonesa, vencedora do Prêmio Pritzker de 2010.

Nascimento: 29 de outubro de 1956 (58 anos),Ibaraki, Japão
Educação: Universidade de Mulheres do Japão
Prêmio: Prêmio HYPERLINK "https://www.google.com.br/search?biw=1511&bih=677&q=premio+pritzker&stick=H4sIAAAAAAAAAGOovnz8BQMDgxkHnxCnfq6-gWW8pWmlEgeImRIfX6klm51spZ9YnliUAiHjyzPz8lKLrMCc4uM2T3v3WJ1k3ZN8VOrIuonOzvWeVwBHvTdTUwAAAA&sa=X&ei=01byVIORIOOIsQSSzIL4CA&ved=0CIgBEJsTKAEwFA"Pritzker

Ganhadora do prêmio Pritzker em 2010, considerado o Nobel da arquitetura mundial, a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa atua no escritório SANAA há quase 20 anos em um modelo chamado de parceria colaborativa. Tal característica faz com que, nos projetos que desenvolvem em conjunto, seja praticamente impossível distinguir aspectos individuais do trabalho de Kazuyo ou de Ryue.
Com uma arquitetura precisa e fluida e, ao mesmo tempo, delicada e poderosa, os arquitetos exploram como poucos os espaços contínuos, a luz e a transparência por meio de uma arquitetura branca que utiliza materiais comuns do dia a dia. Isso sem deixar de lado as possibilidades da tecnologia contemporânea. A interação dos edifícios com os cenários urbanos também é uma marca da arquitetura da dupla.
Entre as obras que levam a assinatura dos arquitetos japoneses estão o pavilhão de vidro do Museu de Arte de Toledo, em Ohio (EUA), o translúcido prédio da Christian Dior, em Tóquio (Japão), e o Centro Rolex de Aprendizado do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne. Aberto e ondulado, o edifício não tem paredes para separar seus espaços, que são diferenciados por ondulações em um piso contínuo.
Além do Pritzker, os arquitetos – que também assinam projetos individuais –, conquistaram o Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2004.
Arquitetura fluida e expressiva
Ricardo Alberti, arquiteto e urbanista formado pela

Relacionados