Gideão um homem chamado por Deus

Páginas: 8 (1854 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
GIDEÃO UM HOMEM CHAMADO POR DEUS
Texto: Juízes 6:11


Introdução: Nome de um dos filhos de Joás, da tribo de Manassés, que habitava em Ofra. Em meio ao seu trabalho diário, pois era um jovem de trabalho, numa determinada noite em que cuidava do seu trigo para salvá-lo dos midianitas, que na época haviaminvadido Israel e tornado o seu povo cativo, lhe aparece um anjo do Senhor que lhe traz uma missão. Gideão reluta, porém o Senhor se revela a ele de maneiras poderosas e promete uma vitória sobre o opressor.
“Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, o abiezrita, e Gideão, seu filho estava malhando o trigo para o salvar dos midianitas."(Juízes 6:11).
Israel após a morte de Josué, é invadido pe¬los midianitas que o torna cativo, e passa a explorá-lo. De sua colheita os israelitas tiravam o seu sustento e o restante era entregue ao opressor. O Senhor, pela sua misericórdia, decide libertá-los, e neste propósito escolhe um servo.
I. Porque Deus escolheu gideão
1. Gideão era valente: O texto acima mostra um homem decidido, apesarde estar em desvantagem diante do inimigo. Durante a noite, quase num desafio ele trabalhava na sua colheita para preservá-la, e assim não entregá-la nas mãos dos midianitas. Ele não estava acomodado como os demais.
2. Homem de trabalho. Para ser encontrado durante a noite, cuidando do seu trigo, lutando por ele, vigiando o inimigo que poderia aparecer a qualquer momento, realmente era um homemde lutas, de trabalho.
3. Humildade: Juízes 6:15. "E ele disse: Ai meu Senhor, com que livrarei a Isra¬el? Eis que o meu milheiro é o mais pobre em Manassés, e eu o menor da casa do meu pai". Sente-se muito pequeno diante da grande responsabilidade confiada; Julga-se incapaz de realizar tal façanha; nisto o Senhor se agradou, pois o livramento não estava, na dependência do homem, mas do Senhor.Pois daria mais uma lição ao seu povo, usando o menor, o mais pobre, o mais fraco; porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. (Veja II Coríntios 12:9).
4. Prudente Juízes 6:17. “Se agora tenho achado graça diante de ti, dá-me um sinal de que és o que fala comigo." Gideão pede agora uma confirmação de todas as revelações que lhe foram entregues, porém no momento que trouxe as oferendaspara presentear o anjo (O Senhor Jesus) este se revela, e se aparta dele. "... E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que estava na sua mão, e tocou a carne, os bolos asmos; então subiu fogo da penha, e consumiu a carne e os bolos asmos, e o anjo desapareceu de seus olhos." Nos momentos de adoração, o Senhor se revela a nós maravilhosamente. No momento da oferenda: é no momento que vamos aosseus pés para adorá-lo por qualquer motivo, que recebemos a bênção maior.
II. O preparo para realizar a obra
1. Destruir o altar de Baal. Juízes 6:25 - "E aconteceu que naquela mesma noite o Senhor lhe disse: Toma o boi de seu pai, a saber o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal." O Senhor começa pedindo a Gideão para retirar o abominável, que estava no meio do povo. Assim o Senhorfaz exigindo do homem que retire primeiro as coisas abomináveis da sua vida para, em seguida, revestí-lo de poder; Nesta primeira luta ele enfrenta os seus que amavam Baal, porém aqui teve a primeira vitória; assim acontece quando resolvemos retirar a opressão, o deus estranho, às vezes os nossos se levantam porque amam os deuses estranhos, mas aqui o Senhor marca a nossa primeira vitória.
2.Edificar um novo altar. Juízes 6:26 - "E edifica ao Senhor teu Deus, um altar no cume deste lugar forte... e oferecerás um holocausto” A construção do altar restabelece o culto de adoração ao Senhor. Quando nos achegamos para o Senhor e deixamos o mundo. Ele exige que nós restabeleçamos este altar que está dentro de nós, para que seja morada contínua do Espírito Santo, isto também significa novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um Homem Chamado Jesus Cristo
  • AS MARCAS DOS CHAMADOS POR DEUS
  • Liderança: um chamado de deus
  • A MUHER E O SUBLIME CHAMADO DE DEUS
  • Aos homens de deus
  • O chamado de Deus para equipar
  • homem de deus
  • Deus e o homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!