Gianbolonia

686 palavras 3 páginas
Trabalho Sobre a História da Arte - Artista Giambologna.

Introdução
Giambologna, também conhecido como Giovanni da Bologna, nasceu em Douai, Flandres (hoje na França), no ano de 1529, e faleceu em Florença, Itália, em 13/08/1608. É considerado o mais perfeito representante do Maneirismo; seu renome vem de suas obras cheias de movimento e com um precioso polimento de superfície. Entre as mais conhecidas estão o Mercúrio, da qual existem várias versões, o grupo do Rapto da Sabina, um estátua de São Lucas, o grupo de Hércules e Nesso, e sua série da Deusa Vênus. De origem flamenga, Giambologna deu seus primeiros passos como escultor na oficina do francês Jacques Dubroecq. Poucos anos depois, mudou-se para Roma, onde se supõe que teria colaborado com Michelangelo em muitas de suas obras. Estabeleceu-se finalmente em Florença, na corte dos Médici. Trabalhou com igual maestria a pedra calcária e o mármore e foi grande conhecedor da técnica de despejar os metais, como demonstram suas esculturas de bronze.

Movimento Artístico
O Artista e escultor participou do movimento Maneirista, ou Maneirismo, que tanto quanto o Renascimento foi um movimento amplo e diversificado. O Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico europeu de retoma de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente no período de 1515 e 1610, constituíram manifestação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista. Caracterizou-se pela concentração na maneira. O estilo levou à procura de efeitos bizarros que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.

Principais características do Maneirismo de Giambologna:
• Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.

• Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem-torneados do

Relacionados