Ghyhgiuohui

2257 palavras 10 páginas
Faculdade alvorada

Giselle da silva nunes

Crescimento e Desenvolvimento

Brasilia
2011

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC) tem como princípios que a assistência à criança precisa ser uma ação multiprofissional e que o Centro de Saúde seja a unidade básica e de referência para a assistência à criança. (NAISC/DF)
O PAISC estabeleceu como diretrizes e objetivos: 1. desenvolver ações que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança; 2. diminuir a mortalidade infantil; 3. proporcionar atendimento rotineiro, periódico e contínuo; 4. acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento das crianças; 5. incentivar e apoiar o aleitamento materno; 6. orientar a alimentação; 7. garantir níveis de cobertura vacinal de acordo com as normas técnicas do Ministério de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde; 8. identificar precocemente os processos patológicos; 9. favorecendo o diagnóstico e tratamento oportunos; 10. promover a vigilância de situações de riscos específicos: desnutrição, recém- nascidos de risco, problemas visuais e outras que venham a ser propostas; 11. propiciar um processo de integração equipe de saúde – comunidade.

O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.
A assistência à criança se baseia na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e recuperação dos agravos à saúde. O acompanhamento do CD indica as condições de saúde e vida da criança, visando a promoção e manutenção da saúde, bem como intervindo sobre fatores capazes de comprometê-la.
Cada contato entre a criança e os serviços de saúde, independente do fato, queixa ou doença que o motivou, deve ser tratado como uma oportunidade para a análise integrada e preditiva de sua saúde, e para uma ação resolutiva, de promoção da saúde, com forte

Relacionados